quinta-feira, 14 de março de 2024

CRÔNICA DE LICURGO MONTENEGRO*

 AMIGO 

    Um dia terei notícias suas pelas bandas de Santiago de Compostela. Não duvido, não. Naqueles caminhos meu amigo vai cantar entre as matas da Galícia e, certamente, trocará boas provas com os companheiros de viagem no Monastério de Samos. O importante, como diz o poeta, "além da terra, além  do céu,  no trampolim do sem-fim das estrelas, no rastro dos astros, na magnólia das nebulosas"(Drumond, Além da terra, além do Céu).                    

     Depois de tudo, você será outro. Outro ser, um pássaro. Fará viagens intercontinentais. Juntar-se-á  a muitos bandos em aventuras sem fronteiras. Para cada viagem, uma peça musical executada por debaixo das nuvens, em pleno sol ou varando o arco-íris. As árvores acolhedoras para o descanso noturno embalançarão, parecendo inebriadas com os últimos acordes do dia agonizante. Tão diferente às complexas produções,  logísticas e muito dinheiro para contratar orquestra sinfônicas de prestígio mundial. As peças musicais de celebres autores como Mozart, Beethoven e Tchaikovsky, em verdade, estão em outra dimensão,  impossível compará-las com a orquestra dos pássaros. São bem diferentes pois, entre pássaros inexiste a sedução do ouro ou da prata, do poder ou da vaidade. Simplesmente cantam por cantar.     

     Há, no entanto, algumas preocupações fundamentais entre os pássaros,  como os pontos de encontro e a beleza da plumagem. O lugar preferido deles é o Promotorium Sacrum, localizado a sudeste de Sagres, no Algarve. La, acontece a confraternização geral, a percepção do campo magnético para novas empreitadas,  seja no norte da África ou no litoral do Nordeste brasileiro. O sítio preferido para embelezamento de plumagens é o Delta do Parnaíba.  Numa determinada ilhota juntam-se juntam-se aos guarás e se alimentam de caranguejo e camarão,  proporcionando-lhes plumagens exuberantes. 

    Quedo- me triste quando essa metamorfose acontece com meu amigo. Sinto falta do seu abraço caloroso que foi trocado por asas. Sua voz, antes rouca, evoluiu para um canto afinadíssimo. Vazio abissal! Quem sabe um dia, diferente da ave marinha, serei pelo menos um passarinho a passarinhar.

Licurgo Montenegro Neto. Aposentado, exerceu a advocacia, foi professor universitário na Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Também foi empresário. É poeta, escritor, autor dos romances Tempo  & Tempo e  A Marcha  das Cinzas. Foi o idealizador do clube de leitura Literatura ao Luar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário