terça-feira, 26 de março de 2024

COMENTANDO OS FATOS

 



GOVERNO INICIA PAGAMENTO DO PÉ-DE-MEIA

        Teve início neste mês de Março o pagamento da primeira parcela do programa denominado  “Pé-de-Meia”. Criado no atual governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, o Pé-de-Meia objetiva reduzir a evasão escolar, bem assim, incentivar a aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio - o famoso ENEM. Para receber os benefícios do programa o aluno precisa estar matriculado, frequentar as aulas, e, se comprovar aprovação no ENEM,  receberá ainda um prêmio extra.

Mas, afinal, o que significa pé-de-meia?

        Pé-de-meia é uma expressão popular usada para se referir a uma reserva financeira que alguém faz com o intuito de acumular dinheiro (uma poupança sem remuneração/ ou com remuneração de juros) por um certo período de tempo com determinado objetivo, que pode ser a compra de um imóvel, um veículo, outro e qualquer objeto,  ou até mesmo um viagem a passeio.

Como surgiu a expressão pé-de-meia?

       Segundo historiadores, pé-de-meia originou-se na Europa e chegou ao Brasil na época da colonização, trazida pelos portugueses.

        Apesar de o Banco do Brasil ter sido fundado logo após a chegada de D. João VI ao nosso país em 1808, sendo então o primeiro banco brasileiro, antigamente muitas pessoas desconfiavam dos bancos, principalmente aquelas que viviam em vilas (pequenas povoações inferiores a cidades) ou em   áreas rurais. Então preferiam guardar o dinheiro em suas próprias casas. Assim, as meias eram usadas para guardar o dinheiro, costuradas e guardadas nas gavetas, ou então, em outros locais escondidos, para a própria segurança dos donos. Daí surgiu a expressão, “fazer um pé-de-meia,” e que o governo atual denominou ao programa que concede aos estudantes do ensino médio, uma espécie de poupança que começa com a matrícula e termina com a conclusão do curso e ainda a aprovação no exame do ENEM.

        De acordo com o governo “Pé-de-Meia” será “A Poupança do Ensino Médio”.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário