sexta-feira, 4 de agosto de 2023

ESTANTE DE LIVROS

 

        Pujança e Declínio do Extremo Baixo Mearim lançado em julho passado em São Luís, capital do Maranhão, é a mais nova obra literária que traz a assinatura de João Francisco Batalha,  jornalista, escritor e  presidente  da  Federação das Academias de Letras do Maranhão - FALMA.

      O livro nos apresenta as origens de Arari, guiados por uma narrativa cativante que nos transporta pelo tempo e nos faz testemunhas da vida de senhores de engenhos, figuras ilustres à época, políticos, trabalhadores e moradores locais, destacando as mudanças ocorridas em localidades que já foram o berço da cidade e que, atualmente, têm pouca projeção ou até mesmo deixaram de existir.

       Sobre o referido livro o escritor e professor da Universidade Estadual do Maranhão Jader Cavalcante pronunciou-se da seguinte forma : 

        "Parafraseando Machado de Assis, em Memórias póstumas de Brás Cubas, não sei se João Batalha é um jornalista historiador ou um historiador jornalista. De qualquer forma, qualquer que seja o espírito que o tenha inspirado a escrever Pujança e Declínio do Extremo Baixo Mearim, fê-lo com mestria. 

        O leitor criterioso vai se deleitar com um texto preciso e detalhado, próprio dos grandes pesquisadores da história, uma vez que o livro é enriquecido com minúcias que a memória privilegiada do autor trouxe à tona, desde seus tempos de infância em Arari. Nota-se a busca incessante pela informação precisa, e os dados que João Batalha não conseguiu extrair de seu extraordinário arquivo de lembranças pessoal, certamente, foram coletados por meio de depoimentos de moradores da região, com os quais ele ainda mantém estreita relação. 

        O livro não se limita a ser um mero relato historiográfico, uma vez que o autor, vez por outra, expõe sua opinião sobre o que está detalhando, deixando a leitura do texto mais aprazível, aproximando-o de uma crônica. E é nesse ponto que está a riqueza do texto. Por ser arariense da gema, sem nunca ter se afastado de suas origens, Batalha demonstra, nas entrelinhas, sua paixão por falar de sua terra.

        Voltando à paráfrase inicial, observa-se que o historiador Batalha não consegue se desvencilhar do jornalista Batalha, e Pujança e Declínio do Extremo Baixo Mearim, embora tenha um caráter historiográfico, foi escrito com a pena habilidosa de quem não se limita a simplesmente “despejar” fatos no papel. Não! Os acontecimentos são, por vezes, apresentados como se fossem uma narrativa, o que enriquece o texto e prende ainda mais a atenção do leitor.

        Parabéns ao autor pelo trabalho minucioso, que resgata dados de uma região importante para a história do Maranhão. É uma leitura indispensável para as atuais e as futuras gerações de historiadores e demais interessados pelo tema".  

            O livro pode ser adquirido através Livraria e Espaço Cultural AMEI, localizada no São Luís Shopping, ou via postal através do whatsapp (98) 9 8283-2560 e ainda via e-mail ameilivraria@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário