domingo, 30 de julho de 2023

Sabores do Nordeste: Os encantos de Tutóia e a receita de camarão escalado

 

Camarão escalado - um dos principais pratos encontrados em Tutóia, no Maranhão
Foto: Reprodução/TV Globo
            
            Repercutiu na mídia parnaibana,  a parte do programa "Sabores do Nordeste" que referiu-se à cidade maranhense de Tutóia, minha terra natal.

            Exibido pela Rede Globo de Televisão, "Sabores do Nordeste"  visitou as capitais e principais cidades turísticas dos nove estados da região tendo como assunto principal a culinária de cada estado.
            Após a exibição do programa  no sábado 28 de julho, os blogs parnaibanos "Blog do Pessoa" e Jornal da Parnaíba, reproduziram a matéria conforme a seguir:
             "Com praias, dunas e sol durante quase o ano inteiro, o município de Tutóia é um dos preferidos para curtir as férias de julho e foi destaque no programa Sabores do Nordeste deste sábado (29).

        Conhecida como portal de entrada do Delta das Américas, ou Delta do Parnaíba, Tutóia tem 65 mil habitantes é a única cidade do interior maranhense com praias urbanas e marco zero das praias do litoral leste do estado.

            

Tutóia é uma das mais belas cidades do Maranhão — Foto: Reprodução/TV Globo
            

"Gostamos. Tem belezas naturais e tudo próximo. Tem passeio aquático, a parte das dunas e é um lugar bem aconchegante", afirmou o advogado Shields Santos.

Ao todo, são 27 km de faixa litorânea com regiões desertas, ainda pouco exploradas. Nos passeios de barco, um dos principais locais é a Ilha dos Guarás, que leva o nome por causa da ave guará.

            O animal possui um vermelho intenso e é considerado um dos mais bonitos do Brasil. Ao cair da tarde, depois de um dia inteiro se alimentando nos manguezais, os guarás se reúnem no alto das árvores para descansar e os turistas acompanham fascinados.

             "Sem palavras. Esse final de tarde foi sensacional. Não conhecia essa ave e foi muito lindo", contou Frayberg Max, empresário.

            Outra opção de entretenimento é o passeio de bugue, passando pelas dunas que marcam o início dos lençóis maranhenses, além da oportunidade de provar o camarão escaldado no molho caseiro.

            O prato pode ser acompanhado de um risoto de ostra e é uma das opções mais procuradas. O Victor Silva, de apenas 22 anos, é um dos chefes de um dos restaurantes mais tradicionais da cidade e ensina como fazer. Veja abaixo a receita:

Ingredientes

  • 2 copos de extrato de tomate
  • 1 cabeça de alho amassado com sal
  • 1 garrafa de vinagre
  • 600 ml de suco do limão puro
  • 2/5 colher de corante
  • 1 óleo

Modo de preparo

Misture tudo em um recipiente que caiba o camarão pra molhar. Depois, faça um corte nas costas do camarão pra ficar duas bandas, molhe no molho e leve ao fogo, na brasa, por dez minutos. Ao final, é só servir."

FONTE: G1 


Nenhum comentário:

Postar um comentário