quinta-feira, 13 de julho de 2023

Quem salvará o Teatro Saraiva?

Texto: Paulo Couto(*)

Fotos: Joaquim Saraiva 


Foto retirada da Internet



            O Teatro Saraiva está fechado desde dezembro do ano passado. Considerado o segundo maior Teatro do Piauí, idealizado pelo teatrólogo da cidade de Floriano, Joaquim Lopes Saraiva, com formação em Teatro, Cinema e Jornalismo. O Saraiva estava morando em Brasília, quando resolveu se mudar para Parnaíba. Aqui chegando imaginou construir um Teatro que a cidade tanto precisava. A obra teve início em 2007 e foi concluída quando o Saraiva fez uma parceria com o governo do Estado através da Secretaria de Cultura. Conseguiu uma verba para a aquisição de poltronas, aparelhos de ar condicionado, dentre outras coisas. Dessa forma foi possível fazer a inauguração, o que aconteceu em 22 de março de 2018. Com o Teatro Saraiva em funcionamento, ganhou a cidade e a população parnaibana com grandes atrações de artistas através do Projeto Seis e Meia, apresentação de peças infantis, cursos para teatro, etc. O Saraiva sempre com o pensamento da Parnaíba ter mais locais para a apresentação de shows, feiras de livros, investiu na construção de um palco e arquibancadas nos fundos do Teatro. Em dezembro do ano passado, ele solicitou ao Corpo de Bombeiros a vistoria anual. A vistoria foi feita nas dependências do Teatro, dentro e fora, na área externa. E qual não foi a surpresa do Saraiva quando recebeu uma notificação com 15 (quinze) itens? Enquanto isso o Teatro Saraiva ficaria fechado. De acordo com o Saraiva, a responsabilidade para resolver as pendências, está a cargo da Álamo Engenharia, de Teresina. Uma das providências adotadas foi a demolição do espaço Estação Gorete de Artes. A seguir vou transcrever um trecho do desabafo do Joaquim Lopes Saraiva: "Parnaíba tem mais de uma centena de entidades ligadas à Cultura e à Educação e até agora nenhuma delas manifestou solidariedade pela reabertura do Teatro Saraiva. Tudo muito estranho. Cadê os grupos de teatro, danças, bois, quadrilhas juninas, artes plásticas, músicos, donos de blogs, sindicatos, associações de professores, vereadores, superintendência de cultura, e outros meios de comunicação?" O Teatro Saraiva está fechado. Totalmente prejudicado, sem poder participar de editais (Lei Paulo Gustavo, etc.), Projeto Seis e Meia, dentre outras atividades afins.
NOTA DO BLOG - As fotos a seguir mostram a "malvadeza" que fizeram com a segunda maior casa de espetáculos do Piauí e o estado de tristeza de seu idealizador Joaquim Lopes Saraiva. A capacidade do teatro era para 300 pessoas sentadas.
Foto retirada da Internet











   
Paulo de Athayde Couto(*) Bancário aposentado, é poeta escritor e autor de vários livros. Seu último. Anos 70 na Folha do Litoral lançado recentemente já se encontra à venda na tradicional "Banca do Louro na Praça da Graça.



Um comentário:

  1. Parnaíba! Não sei até onde iremos chegar com o descaso à cultura. Parnaibanos não fazem, e Joaquim Saraiva que veio de fora enfrentou trancos e barrancos, e construiu um Teatro...

    ResponderExcluir