sexta-feira, 28 de julho de 2023

COMENTANDO OS FATOS

 

 - A Segurança Pública e  o Caótico Trânsito de Parnaíba - 



Segundo um relatório divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública , a outrora pacata cidade de Parnaíba – a nossa querida Parnaíbinha de Nossa Senhora das Graças!, ocupa o 38º (trigésimo oitavo)  lugar  no ranking nacional das cidades mais violentas do país. A taxa de mortalidade em Parnaíba,  ainda segundo o relatório, ficou 46,3 por grupo de 100 habitantes. Este número corresponde à soma das vítimas de homicídio doloso - incluindo feminicidios, roubos seguidos de morte, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço e fora.

Apesar dos esforços empreendidos pelas autoridades de segurança do Estado, observa-se que esses caso de violência continuam aumentando, o que tudo indica que os envolvidos não temem as ações da polícia, visto que diariamente os noticiários de rádio e televisão dão conta de roubos, assassinatos, enfrentamento à  própria polícia aqui na região da planície litorânea, o que de certo modo não deixa de causar um receio àquelas pessoas que desejam aproveitar um dia de lazer nas nossas praias. 

Outro setor também relacionado à segurança pública que necessita ser olhado com atenção – e este pelas autoridades públicas do município – ATENÇÃO SENHORES VEREADORES – é o transito de nossa cidade, tanto nas avenidas quanto nas ruas do centro – uma verdadeira desorganização, desrespeito à sinalização, às faixas de transeuntes, principalmente pelos que utilizam motocicletas, que sequer têm cuidado com a própria vida, muito menos com a do seu próximo.

Algumas ruas do centro após se estabelecerem grandes supermercados necessitam serem transformadas em via única, como por exemplo a Rua Coronel José Narciso.  Uma outra rua do centro que merece a atenção das autoridades é a Rua Pedro II (essa está uma verdadeira esculhambação no dizer da palavra) com bancas de camelôs, vendedores de frutas e de verduras (nada contra os que buscam ganhar a vida honestamente com seus trabalhos),   caminhões e motocicletas estacionadas de um lado e de outro o que dificulta o acesso de quem necessita trafegar por aquela artéria.

A preocupação sobre a violência do trânsito em Parnaíba não é apenas dos parnaibanos, mas de todos quanto amam esta cidade, assim como eu, como o jornalista Bernardo Silva e muitos; assim como o poeta Carlos Pontes, que muito tem contribuído para a cultura literária desta terra e que, recentemente, através de suas redes sociais, manifestou preocupação sobre o assunto com o seguinte comentário:

"É inadmissível a experiência que estamos vivenciando em Parnaíba em detrimento de motos. Tenho presenciado cenas terríveis, como: avanços de sinais vermelho em altíssimas velocidades, motos trafegando pelas calçadas, vítimas lesionadas quase que diariamente. Inclusive fatais. Outro detalhe delicado que se comenta. Motoqueiros sem habilitações. Ora, quem não está habilitado não conhece os códigos e leis da legislação de trânsito. Está sujeito a cometer atos criminosos. Portanto, fecho aqui com uma expressão bem real do que está acontecendo. NOSSAS VIDAS ESTÃO AMEAÇADAS PELA IRRESPONSABILIDADE DE ALGUNS. Que a sociedade corrija essa grande falha.


        O vídeo acima foi feito na manhã de quinta-feira, dia 27 de julho. Enquanto estava esse caos na rua, passa uma viatura da GCM estanciou próximo à Praça Antonio do Monte, apesar dos apelos ( o trânsito estava engarrafado por mais de 30 minutos) das pessoas os guardas "deram ouvido de mercador" ligaram sua viatura e deixaram o local. Isto foi entre 9:30 horas da manhã. Dia 27/07/2023.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário