NOTA DE PESAR
Faleceu na noite de quarta-feira, 23/03/2022, aos 76 anos, o parnaibano, advogado, jornalista, professor, RENATO ARARIBÓIA DE BRITTO BACELLAR. Dr. Renato, estava internado desde o dia 15/03 (terça-feira), inicialmente no Hospital e Maternidade MarquesBastos em Parnaíba-PI, tendo sido transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) doHospital da Unimed em Teresina-PI, onde veio a óbito.
O Dr. Renato Bacellar, filho do saudoso farmacêutico de conceito nacional,Dr. Raul Furtado Bacellar e da Professora Neusa da Cunha Britto, sempre foi dotado deelevado tirocínio. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Piauí na década de 1970, notabilizou-se como causídico de renome com atuação em vários Estados do Brasil.
Ainda jovem, antes de deixar sua cidade natal a fim de procurar conhecimentos educacionais mais avançados, estudou no Instituto São Luiz Gonzaga e no Ginásio Parnaibano (Colégio Estadual Lima Rebelo), conciliando os estudos com o trabalho que exercia em companhia de seu pai na “Pharmacia do Povo” (hoje, museu vivo), onde o ajudava nas atividades cotidianas, o que sempre lhe foi motivo de muito orgulho.
O Dr. Renato possuía cursos de pós-graduação no Brasil e nas Universidades de Coimbra e Lusíada em Portugal. Sempre foi dedicado aos estudos, o que lhe resultou na aprovação em diversos concursos públicos.
Membro da Academia Parnaibana de Letras – APAL, ocupava a Cadeira de nº 29, a qual tem como patrono Ranulfo Torres Raposo, era ainda membro da Sociedade Amigos da Marinha – SOAMAR-PI, do Rotary Clube, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba, da Associação dos Comunicadores de Parnaíba, além de diversos outros institutos e associações.
Exerceu diversos e notáveis cargos públicos no Governo Federal, Estadual e Municipal, a exemplo destes: Juiz de Direito Adjunto do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (1977 – pediu exoneração do cargo); Prefeito Interino de Teresina-PI; Secretário Chefe do Gabinete da Prefeitura de Teresina (Prefeito Raimundo Wall Ferraz); Ex-Procurador Geral do Município de Teresina; Ex-Procurador Geral do Município de Parnaíba; Professor da Universidade Estadual do Piauí – UESPI; Técnico em Comunicação Social da Agência Nacional – Gabinete Civil da Presidência da República, dentre outros diversos no âmbito público e privado.
Na OAB - PIAUÍ, exerceu o cargo de 1º Secretário na gestão do então Presidente Reginaldo Santos Furtado, onde colaborou para o fortalecimento da ordem.
Foi agraciado com diversas condecorações, destacando-se as seguintes: Ordem do Mérito Naval, Ordem do Mérito Renascença do Piauí, Medalha do Mérito Legislativo, Cidadão Honorário de diversos municípios, em destaque os de Teresina e Parnaíba (Piauí), Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador José Vidal de Freitas – Classe Especial – Professora Flávila Ribeiro.
Foi presidente até os dias atuais da Fundação Dr. Raul Furtado Bacellar, legado deixado por seu pai (ano de 1994) para que Parnaíba tivesse uma entidade sem fins lucrativos com atividades eminentemente voltados para a educação, cultura, preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico-arquitetônico, também em proteção aos deficientes de um modo geral, às crianças, adolescentes e idosos.
O Dr. Renato Bacellar terá seu corpo velado em Parnaíba-PI por volta das 11:30 horas da manhã do dia 24/03 (quinta-feira), com local a ser definido entre o Salão Nobre da Fundação Raul Furtado Bacellar ou Salão Nobre da Funerária Pax União, com enterro por volta das 17:00 horas no Cemitério da Igualdade.
Deixou a viúva Dra. Maria Cândida Couto Bacellar (52 anos de casados); os filhos: Raul Furtado Bacellar Neto, Renata Couto Bacellar e Roberta Couto Bacellar, bem como as netas: Marina Vitória Couto Bacellar Sá, Isadora Portela Lima Bacellar e Heloisa Couto Bacellar Almeida Cabral; como irmãos, estes: Benjamim Bacellar (médico em Fortaleza - CE), Maria Neusa Bacellar (professora de música em Campinas - SP); a nora Gislene Portela Lima Bacellar e o genro Luís Paulo Sá de Carvalho, além de familiares e amigos.
Ass: Raul Furtado Bacellar Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário