O juiz aposentado José Wilson de Araujo e Silva recebe na manhã desta quinta-feira, o título de "Cidadão Maranhense" em solenidade a ser realizada no plenário Naigib Heickel do Palácio Manuel Beckman, que é a sede da Assembléia Legislativa do Estado, localizado no Bairro Calhau, em São Luis do Maranhão.
O magistrado que será homenageado por proposição do deputado César Pires, em reconhecimento ao seu trabalho realizado na magistratura maranhense, é parnaibano de nascimento, filho de Francisco Olímpio da Silva conhecido como "Chico Olímpio e de Teresa Maria Araújo da Silva, ele cearense mas radicado no Piauí há muitos anos e ela, filha do mestre Almir Araujo, o grande maestro que se notabilizou por reger a Banda Municipal da Parnaíba, tendo sido inclusive homenageado pelo poder público municipal com o nome de uma rua no Bairro do Carmo antigo Coroa.
Dr. José Wilson nasceu no dia 08 de novembro de 1953. Iniciou seus estudos primários com a professora Raimundinha, uma solteirona conhecida como "Raimundinha Alemã" devido a cor branca de sua tez, a sua austeridade no trato com os alunos. Raimundinha, entretanto, não permaneceu solteira a vida toda tendo em vista, ter contraído matrimônio, já com uma certa idade, com o senhor Vicente, funcionário do antigo INAMPS.
Aos onze anos, precisamente em 1964, porque seu pai, o senhor "Chico Olímpio" pretendeu montar uma loja de peças na capital maranhense, a família mudou-se para São Luis, cidade na qual José Wilson concluiu seus estudos no ensino fundamental (antigo primário e ginásio), médio e universitário. O ensino médio era composto do cursos científico, técnico em contabilidade e normal para as mulheres.
Graduou-se em Letras e Artes no ano de 1978 e em Direito no ano de 1980 quando então começou sua carreira jurídica até alcançar a magistratura. Ambas agraduações pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA.
Antes do exercer a função de juiz, José Wilson teve o seu primeiro emprego, ainda jovem, nos idos de 1970, no gabinete do então prefeito Haroldo Tavares. Conforme informou ao "blog", esse emprego foi por intermédio do deputado Raimundo Rocha Leal, muito amigo e compadre de seu pai, senhor Francisco Olímpio. Nesse emprego permaneceu até 1977 quando foi chamado para assumir função na Caixa Econômica Federal, por força de concurso público, ficando na instituição financeira até janeiro 1992 quando ingressou na magistratura de primeiro grau na cidade de Pedreiras .
Ao falar do seu pai, que após encerrar as atividades da casa de peças voltou a trabalhar no ramo de representações comercias muto em voga na época, dr. Zé Wilson cita nomes de alguns dos amigos dele, como o jornalista Fonseca Mendes, o radialista Nelson Chaves, o senhor Evangelista, proprietário do Cine Ritz, José da Páscoa que foi deputado estadual, Francisco Matos de Souza, proprietário da torrefação do café Araponga e de muitas outras pessoas de saudosa memória.
Na magistratura, além de Pedreiras onde iniciou e Imperatriz quando se aposentou, também foi juiz em Ribamar, Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luis, diversas outras cidades do Maranhão, como em São Bernardo, Magalhães de Almeida, Tutóia e Araioses na região do Baixo Parnaíba Maranhense.
Em todas as cidades por onde passou José Wilson exerceu seu trabalho com dignidade, respeito e responsabilidade formando em todas elas um grande ciclo de amizade, fato que o coloca num pedestal de admiração entre os amigos e principalmente entre os seus filhos Flávio Olímpio e Mailson Neves Silva (advogados) e Flávia Teresa Neves Silva, doutora em psicologia e professora universitária em cursos de graduação, pós-graduação e mestrado.
Ao receber o convite para assistir a solenidade em sua homenagem, fiquei deveras sensibilizado, entretanto, por motivos alheios à minha própria vontade não me foi possível comparecer.
Ao amigo, dr. José Wilson de Araújo e Silva os meus sinceros agradecimentos pelo honroso convite recebido ao tempo em que desejo que a sua estrela divina continue brilhante a iluminar sempre esta sua magnífica inteligência ao lado de todos da sua família.
Parabéns pelo título amigo José Wilson. Todos sabemos o quanto o nobre amigo saberá honrar esta homenagem que embora para muitos representa apenas um pedaço de papel num quadro pendurado na parede, para vossa senhoria representa um tesouro.
O título foi concedido em 2019, entretanto por conta da pandemia só agora pode se realizar a solenidade de entrega.
Nenhum comentário:
Postar um comentário