Criar, estruturar,instalar, inaugurar e botar para funcionar uma biblioteca, é permitir que as pessoas se conectem com a cultura, com o conhecimento e com o saber, através da leitura. É permitir uma viagem ao redor do mudo, tendo o livro como meio de transporte. Álém esta conexão com o saber, com o conhecimento, uma biblioteca é também um ambiente social como assim ocorriam nos templos do saber da antiga Roma, onde as pessoas se reuniam para trocar ideias, tomarem decisões.
Homenagear, dando à essa biblioteca o nome de uma pessoa viva, ativa, pertencente ao mundo da cultura, das letras e da educação, é mais do que justo, e também uma forma de perpetuar o seu trabalho e o reconhecimento de sua ações nas áreas citadas.
Quando em 1983, ingressei na carreira administrativa do Banco do Brasil, por força de concurso público, na agência 1027-8 Barreirinhas - MA, tinha como gerente geral o piauiense de Campo Maior Martinho Ribeiro de Carvalho que analisando certas atitudes das pessoas, costumava dizer: "senhor Gallas, as flores devem ser dadas com as pessoas em vida, porque depois de mortas, as flores nada representam".
Assim, com esse pensamento, creio eu, é que Valdeci Cavalcante tem sempre homenageado parnaibanos e pessoas que têm contribuído para o engrandecimento desta cidade, que é "berço de notáveis feitos"como ele próprio citou no livro que escreveu sobre Reis Velloso.
Dilma Ponte, como assim assina suas produções literárias, é parnaibana, membro da Academia Parnaibana de Letras e de outras instituições acadêmicas, tais como, Academia de Ciências do Piauí, Academia Piauiense de Trovas e Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba. Na APAL ocupa a cadeira de nº 28. É casada, bancária aposentada (BB), professora universitária, mestra em educação, pós-graduada em administração de empressas, bacharela em direito. Na área da literatura escreveu crônicas, contos, causos e poesias, nos livros Histórias de Marilú, Vou te Contar, Assim é a Vida, Lero Lero , e o seu último, O Quinto.
Que a inspiração de Valdeci Cavalcante, atual primeiro vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio continue a ser iluminada pelo Grande |Criador do Universo, a fim de que ele continue na sua missão de desenvolver ações que contribuam para o bem estar social de toda comunidade parnaibana.
A Biblioteca-Trem Maria Dilma Ponte de Brito localizada na Praça Mandu Ladino, logo após o Castelo de Eventos, o antigo "Castelo do Thor",está em funcionamento, atendendo ao público leitor desde o dia de sua inauguração.
Fonte: Ascom/PMT / Blog do B.Silva
,
Nenhum comentário:
Postar um comentário