quarta-feira, 7 de julho de 2021

REBELDIA NÃO É FRUTO DO ACASO

 Carlos Pontes *



Clint Eastwood no filme O Rebelde do Kansas


        Muita gente cita rebeldes na história e até vira fã de alguns ou algumas. Eu pergunto: você toparia discordar de um rebelde frente a frente? Cara a cara?

        Duvido. O rebelde autêntico escarra na cara de quem não o aceita. Se possível sai até pra porrada física. Tem escritores, pintores, músicos e outros que foram escrachados e pra mandar um pro inferno não manda recado. As pessoas se tornam fãs porque não conhece a verdadeira índole de um rebelde. De uma rebelde. Somente a distância pode suavizar o clima. Os rebeldes são queridos, amados. À distância. Poucos tem coragem de se aproximar intimamente de um rebelde. Preferem mesmo no dia a dia pessoas que concordam com tudo que você diz, fala ou gesticula. Poucos, pouquíssimos de nós sabe do que um rebelde é capaz. Por isso os mantém a distância. Por onde o compositor diz que de perto ninguém é perfeito. Por isso me refiro que rebeldia não é fruto do acaso e nunca será. 

        Quem topa desafiar um rebelde? Mesmo que o admire. Eu mesmo nem por sonho.

*Carlos Pontes,  natural de Juazeiro do Norte-CE, é poeta, violeiro, autor,  editor e um grande incentivador da cultura literária de Parnaíba.




Nenhum comentário:

Postar um comentário