Nesta data, desejo parabenizar aos confrades escritores da Academia Parnaibana de Letras, da Academia de Ciências Artes e Letras, das quais sou membro efetivo, e também aos confrades escritores de todas as academias de letras com as quais mantenho relação de amizade. PARABÉNS PELO 25 DE JULHO.
Logo na nossa infância, na alfabetização, prendemos a ler e a escrever. Durante toda nossa vida nos dedicamos aos estudos e aprofundamos nossa leitura.
Na infância, os livros com os contos de fada, as histórias de quadrinhos com os seus respectivos heróis, atraem nossa atenção e a eles dedicamos nossa leitura.
Com o passar do tempo por conta de nossos estudos passamos a conhecer os grandes mestres da literatura nacional e também universal . Muitos deles, quer brasileiros ou de outras nacionalidades influenciaram, o que é natural, muitos dos atuais escritores do momento.
Infelizmente o escritor nem sempre é valorizado ou reconhecido como deveria ser. Então para que houvesse uma maior valorização à esta classe brasileira de "profissionais indispensáveis para o desenvolvimento da aprendizagem e da cultura" que o então vice-presidente da União Brasileira de Escritores - UBE, Jorge Amado (1912-2001) e o seu presidente João Peregrino Júnior( 1898-1983) propuseram a oficialização anual de uma data para homenagear os escritores brasileiros.
Sobre o Dia do Escritor - O Dia Nacional do Escritor surgiu por meio de uma portaria, assinada em 23 de julho de 1960, do então ministro da Educação e Cultura Pedro Paulo Penido (1904-1967). A escolha do dia 25 de julho para a comemoração do Dia Nacional do Escritor ocorreu porque, naquele ano, nessa data, seria realizado o I Festival do Escritor Brasileiro, no Rio de Janeiro, promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE).
Texto de Antonio Gallas
Nenhum comentário:
Postar um comentário