sexta-feira, 4 de junho de 2021

A MÚSICA MARANHENSE ESTÁ DE LUTO

 Morreu o músico contrabaixista Mauro Sérgio


O estado do Maranhão despertou na última quinta-feira 03/06 com a triste notícia da morte prematura do  músico instrumentalista Mauro Sérgio de 49 anos vitimado por Covid-19. 

Respeitado e admirado por amigos e pela classe de músicos do Maranhão,  Mauro Sérgio, que era professor da  Escola de Música de Maranhão ‘Lilah Lisboa de Araújo’ (Emem) recebeu as mais significativas homenagens por parte de  amigos,  de colegas de profissão,  de admiradores e de entidades governamentais como a Secretaria de Cultura Estadual que emitiu Nota de Pesar  assinada pelo secretário Cultura Anderson Lindoso juntamente com  os servidores da Secma  solidarizando-se  com os amigos e familiares do artista nesse momento de dor e tristeza.  A morte do músico Mauro Sérgio, que era natural de Vitória do Mearim, cidade da "Baixada Maranhense"  foi noticiada pela TV Mirante  no JMTV1  conforme vídeo abaixo: 


Vitória do Mearim é a cidade natal da acadêmica de. Maria do Amparo Coelho dos Santos, membro fundadora  da Academia Vitoriense de Letras que de imediato enviou sugestão ao presidente daquele sodalício dr. Washinton Cantanhede  para que a entidade homenageasse  o referido músico que tão bem representou a musicalidade de seu estado e especialmente de sua cidade natal.

Em resposta à sugestão de dra. Maria do Amparo   o presidente a Academia Vitoriense de Letras assim se manifestou: "Da confreira Amparo Coelho recebo a sugestão, sobre a qual havia pensado também: por que não homenagear o ilustre músico com o patronato de uma cadeira na Academia Vitoriense?

Parece-me plausível a ideia. A bem da verdade, entre as dificuldades que a pandemia nos trouxe (falávamos disso ontem),  não pudemos avançar na busca de novos valores para os nossos quadros. Era o Mauro Sérgio, que eu não conhecia pessoalmente, mas admirava de longe, uma dessas aquisições em que eu já havia pensado. Infelizmente, a covid nos traiu...

Presidente da AV - Academia Vitoriense, Dr. Washington Cantanhede."

O sepultamento do músico em sua terra natal contou com um grande acompanhamento.Veja vídeo: 


Outras manifestações de solidariedade: 

Nas redes sociais, o sociólogo e radialista Ricarte Almeida Santos lamentou a morte do músico maranhense. “Talento raro, solista e groovador virtuose, dono de um som elegante e preciso, sem excessos virtuosísticos. Ser humilde, discreto e solidário. Perda irreparável”.

O cantor, compositor e violonista Luiz Júnior Maranhão, também publicou homenagem a Mauro Sérgio. “A música instrumental agradece, querido Mauro, por tudo que fizeste por ela. Sentiremos sua falta. Perdemos um dos maiores baixistas do Brasil. Triste, triste demais."



LENÇÓIS JAZZ&BLUES FESTIVAL
Conheça o contrabaixista Mauro Sérgio
O contrabaixista e compositor maranhense será uma das atrações do festival.

  
BARREIRINHAS - O maranhense Mauro Sérgio é contrabaixista e compositor. É formado no curso de Música Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão e professor do curso de contrabaixo elétrico da Escola de Música do Estado do Maranhão. Também participa da coordenação do Festival Internacional de Contrabaixo de São Luís (FIC’Z). Integra o grupo de música instrumental “Farinha d’água” e da banda “Big Show Band”, além de desenvolver um trabalho solo como baixista instrumental.

Iniciou a carreira como autodidata e vem se destacando no cenário musical por desenvolver uma técnica que une velocidade e complexidade, principalmente, a partir do fusion. As linhas melódicas e arranjos intrincados feitos por Mauro Sérgio demonstram que ele é um pesquisador e estudioso incansável da música instrumental. Por sua qualidade musical e performances surpreendentes, esse grande talento maranhense se destaca, cada vez mais, nos festivais de contrabaixo do Brasil e do mundo.

Mauro Sérgio já se apresentou em diversos estados brasileiros como Rio de Janeiro, São Paulo, Piauí, Maranhão, Bahia, Pará e no Distrito Federal. Também já se apresentou e ministrou workshops em Portugal. O músico, que é natural de Vitória do Mearim (MA), já tocou com grandes nomes do contrabaixo nacional como Celso Pixinga, Ebinho Cardoso, Artur Maia, Sérgio Groove, Adriano Giffoni, Eduardanuy, Marcinho Eiras, e internacional, como Jim Stinnett, Grant Stinnett, Todd Johnson e Dom Moio (baterista). E participou de gravações de CD’s e DVD’s de vários artistas como Chiquinho França, Mano Borges, Metal & Cia, Quarteto Cazumbá, Pixinga Bass Festival, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário