terça-feira, 20 de abril de 2021

DONA BROTAS, UMA MULHER DINÂMICA!

Aos 85 anos manuseava a máquina de costura com a 
habilidade de uma jovem.

 Uma semana atrás,  precisamente no dia 14 de corrente mês, amigos da família Pimentel que reside aqui em Parnaíba,  recebiam a triste notícia do falecimento da senhora Maria das Brotas Pimentel Araújo,  matriarca da família.

Conhecida na intimidade por dona Brotas, esta senhora, de família humilde,  procedente do interior do Maranhão,  deixou um legado do qual os seus filhos, netos, bisnetos, trinetos  e tetranetos ( tataranetos) muito terão de se orgulhar por toda a vida.

Nascida em 26/10/1925,  no município de Santa Quitéria no Estado do Maranhão, começou trabalhar na arte da costura cedo, ainda na adolescência, aos 14 anos,   destacando-se em todos os etilos e marcas como tricô, crochê etc... 

Dotada de um espírito solidário, ensinava sua arte às jovens da redondeza com muito amor e dedicação, fato que deu prosseguimento quando mudou-se de sua terra natal para Parnaíba  no final de outubro de 1964  e continuou sua vida, abrindo espaços para jovens que quisessem seguir sua profissão. De sua terra natal, Santa Quitéria, vinham várias jovens  para aqui continuar o seu trabalho, ficando todas hospedadas em sua própria casa.

Em Parnaíba ganhou espaço e notoriedade na sociedade, tanto assim que, o então governador Francisco de Assis de Moraes Sousa a homenageou com o Diploma da Ordem do Mérito Renascença numa justa homenagem ao reconhecimento pelo seu trabalho de costureira.

O então governador Mão Santa fazendo entrega do Diploma
da Ordem do Mérito Renascença à senhora Maria das Brotas
Pimentel  Araujo.

Dona Brotas também foi homenageada nacionalmente. Ganhou o prêmio de Melhor Costureira e foi destaque em artigo na Revista Manequim, especializada em moda e costura.

Casou-se com o senhor Raimundo Cardoso de Araujo de cujo matrimônio nasceram 05 filhos que são Maridéia, Antonio ( in memoriam), Teresinha, Francisco das Chagas e Vera Regina. Além desses, dona Brotas adotou Ana de Jesus e Francisco das Chagas que os criou com amor e carinho sem qualquer distinção dos filhos naturais.

Além do espaço conquistado na sociedade, no trabalho que desenvolveu na arte da costura aqui em Parnaíba,  seus sete filhos, dezessete netos, dezessete bisnetos e os quatro trinetos ( QUE MUITOS CONFUNDEM COM TETRANETOS OU TATARANETOS) muito terão de sentir orgulho por essa senhora que soube durante toda sua vida, dar o melhor de si para promover a felicidade a outras pessoas através da arte de sua costura.

DESCANSE EM PAZ DONA BROTAS!






4 comentários:

  1. Prof .Gallas,parabéns pelo belíssimo texto.Ele expressa realmente quem foi nossa amiga D.Brotas,mulher de fibra! Um ser humano incrível! Excelente profissional! Muito generosa e muito amada por toda família e amigos!
    Que ela possa viver na plenitude da glória eterna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por suas palavras.Ela soube criar e educar os seus filhos.

      Excluir
  2. Dona Brotas, durante a sua vida me senti acolhida e amada pela senhora e por toda sua família. Vá em paz e Deus conforte toda a sua família! Nati

    ResponderExcluir