domingo, 4 de outubro de 2020

ALTEVIR LANÇA NOVO LIVRO NO AMAZON KINDLE

 RASTROS E RUMOS 


O poeta, maratonista e escritor Altevir Esteves, membro da Academia Parnaibana de Letras, acaba de lançar no Amazon Kindle mais uma obra literária de sua autoria. 

RASTROS E RUMOS  que já se encontra disponível para compra da loja amazom.com.br por apenas R$ 14, reúne poesias, contos e ensaios sobre corridas de rua e trail run; experiência de 16 anos do autor por asfalto e trilhas, maratonas e provas rápidas; Uma abordagem do esporte pelas lentes românticas de um corredor.

A veia poética de  Altevir sempre esteve presente em sua vida, tanto assim que,ao receber sua aposentadoria do Banco do Banco do Brasil , em vez de fazer daqueles tradicionais discursos em prosa, preferiu fazê-lo em  versos parodiando grandes nomes da poesia brasileira como veremos a seguir:

Mensagem de despedida do Banco do Brasil


Devido ao primoroso retorno

de vocês à nossa mensagem primeira,

sensibilizado pelas palavras de carinho

e de sucesso na decisão certeira,

inspirei-me para esta outra forma

em versos uma despedida fagueira.


Não por dor ou coisa assim

que me desloco do rumo.

Pois sou todo saúde,

tudo em cima, no prumo.

Mas por inteira vontade

Vou extrair da via, o sumo.


Patativa do Assaré assim rimaria:

“Seu Gerente me dê licença pra minha história contar.

Hoje eu vou pra áreas estranhas, é feliz o meu pensar,

Mas já andei esse Brasi, vivendo em todo lugar.

Eu terei carro, casa e comida 

Todo dia eu treinarei e um bom vinho vou tomar.

Augusto dos Anjos diria:

    "Largarei o orçamento roto,

     Da meta puta fugirei.

     Escarrarei no rating fétido

     No balancete cuspirei

     Inda excreto na sinergia

     E na inadimplência mijarei".


 E  como Ferreira Gullar:

“uma parte de mim é todo Banco

Outra parte é deste mundão.

Uma parte de mim é Sinergia

Outra parte de mim é letargia”.

 

A la Fernando Pessoa:

“Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a renda não é pequena.

Quem quer passar além do Banco

Tem que aguentar o solavanco”.

 

E na versão de Millor Fernandes:

“POEMEU TEMPESTIVO

O tempo corre, corre, corre, corre, corre, corre, corre, corre,  ufa, ufa, ufa, 

Cansou de ler?  Eu não”.

 

Diria então o Lula:

“Nunca antes no passado remoto deste país,

Alguém ficou tão feliz, de véspera, que nem peru’.

 

Mas se eu fosse Castro Alves

Deus! ó Deus! onde estás que não me respondes? 

Em que mundo, em qu'estrela tu t'escondes 

E consegues me enxergar?

Há 30 anos te mandei meu grito, 

Entrando nestes trabalhos meus 

Obrigado a tudo, ó Senhor Deus?...

 

Valho-me também de Manoel Bandeira


“Vou-me embora pra Pasárgada

E como farei ginástica

Andarei de bicicleta

Montarei em burro brabo

Subirei no pau-de-sebo

Tomarei banhos de mar!”


Como Tom Jobim;

“Era pau, era pedra, era o fim do caminho

eram muitos tocos, éramos muitos e sozinho

era uma casa fechada sem vida  e sem sol

Era dia, era noite, era o laço, era o anzol”.

A vida pós Banco, nas palavras de Vinicius de Morais e sob nossa interpretação:

Olha que coisa mais linda

Mais cheia de graça

É ela menina

Que vem e que passa

Num doce balanço

A caminho do mar.


O itabirano Drummond assim diria:

“E agora, José?

A festa vai começar

a luz acendeu,

o povo chegou

a noite aqueceu.

e agora, José?

e agora, você?

você que tem um nome,

que zomba dos outros,

você que faz versos,

que ama, protesta?

e agora, Altevir José Esteves?


E na expressão de Catulo da Paixão Cearense


“Ai que saudade do luar da minha terra

Lá na serra branquejando

Folhas secas pelo chão

Este luar cá da cidade tão escuro

Não tem aquela saudade

Do luar lá do sertão.


Mas agora vou do luar de Teresina

Ao roncar do vento dos litorais.

Dos brejos de Alto-Longá

Às lojas do shopping, legais

E da Mercesinha, afagos florais.

Altevir Esteves aposentou-se na Agência de Parnaíba na data de 03 de agosto de 2010 na função de Gerente Geral. 

 Contos e Crônicas de Ontem, de Hoje e do Além é outro livro do autor que  pode ser adquirido pelo site do amazom.com. 



2 comentários:

  1. Um grande escritor!!! Parabéns por mais uma obra!

    ResponderExcluir
  2. Melhor do que escrever é ver o trabalho sendo analisado e aproveitado, a exemplo deste blog. Obrigado Professor Gallas.

    ResponderExcluir