segunda-feira, 24 de agosto de 2020

PAI DO GOVERNADOR DO MARANHÃO MORRE POR COMPLICAÇÕES DA COVID 19

 O MARANHÃO ESTÁ DE LUTO - MORRE O POLÍTICO E INTELECTUAL SÁLVIO DINO

Foto divulgação

Recebo nesta manhã telefonema do amigo Francisco Batalha, presidente da FALMA - Federação das Academias de Letras do Maranhão comunicando-me o falecimento do intelectual Sálvio Dino, pai do governador Flávio Dino.

Sálvio Dino Jesus de Castro e Costa, nasceu na cidade de Grajaú no estado do Maranhão em em 05 de junho de 1932, foi vereador por São Luis, deputado estadual e prefeito da cidade de João Lisboa no Maranhão e pertenceu a Academia Maranhense de Letras ocupando a cadeira de nº 32.

Há algumas semanas Sálvio Dino havia sido diagnosticado com Covid - 19. Iniciou o tratamento em  Imperatriz entretanto devido o agravamento de sua saúde foi transferido para São Luis onde faleceu nesta manhã  aos 88 anos de idade, em uma UTI do Hospital Carlos Macieira.

O governador Flávio Dino ao noticiar a morte de seu pai na  sua rede social  do Twitter utiliza um texto do poema Canção do Tamoio, de Gonçalves Dias:

¨"Não chores, meu filho; Não chores, que a vida É luta renhida:Viver é lutar.A vida é combate,
Que os fracos abate,Que os fortes, os bravos Só pode exaltar".  E continua Sávio Dino:  "na quinta-feira eu e meu pai recitamos juntos Gonçalves Dias. Hoje ele morreu, aos 88 anos, vítima de coronavírus".

Várias estão sendo as manifestações de solidariedade à família Dino, dentre as quais a da Federação das Academias de Letras do Maranhão:




Consternada com o falecimento do confrade Sálvio Dino, nas primeiras horas de hoje, a FALMA se solidariza com a família enlutada e com todos acadêmicos da Academia Maranhense de Letras, Academia de Letras Jurídicas do Maranhão, Academia Grajauense de Letras, Academia Imperatrizense de Letras,  e Academia Joãolisboense de Letras.                Nossas condolências, também, ao Exmo Senhor governador Flávio Dino,  filho do escritor literato Sálvio Dino.                                     

   João Francisco Batalha. 

                 Presidente da FALMA                

                



3 comentários: