quarta-feira, 1 de julho de 2020

AO IMORTAL DIMAS MORAES


Samuel Aguiar 

Crônica escrita por Samuel Aguiar(*)  em homenagem ao seu  tio Dimas por ocasião de seu aniversário, hoje 1º de julho.



Hoje seria dia de eu ir à sua casa levando pudim de leite, o seu preferido. E ele dizia que presente mesmo era eu estar lá em sua casa comemorando mais um 1º de julho. 

E eu adorava ir pra lá... era um oásis, um monte parnaso. Estante repleta de livros, parede cheia de quadros. A decoração da casa era impecável. 

Ele era de tal forma extraordinário e à frente de seu tempo, que conseguia ser professor de literatura, gramática, redação, línguas latinas, de balé, cuidar de sua mãe idosa e com derrame, de uma amiga idosa de sua mãe que adotaram no Ceará, de uma tia igualmente idosa e do meu pai, seu irmão, que era Macho com M maiúsculo, mas não era Homem como meu tio, que teve a opção homo afetiva, sobretudo porque sabia amar a vida.




Eu queria lhe copiar a inteligência. Que homem fabuloso! Pensava eu tentando aprender a cantar, atuar e falar pra que ele me achasse parecido com ele. Me apresentava ao mundo inteiro como seu sobrinho e eu sempre o corrigia: eu sou filho dele! Não era desprezo pelo pai legítimo, era apenas amor demais pelo Pai de verdade.

Espiritualizado, cheio de defeitos. Parou de fumar num dia que disse: que cigarro fedorento! 

O Parkinson veio lhe honrar a trajetória. Com extrema dignidade lidou com a doença e a mais terrível das mazelas humanas que é a ingratidão. Sempre sorridente dizia estar tocando violão com a mão trêmula, mas também dizia “sacanagens” a quem instigasse muito, porque esse era seu jeito.

Ele não está lendo esse texto. Mas lê meu pensamento porque está vivo, imortais que somos. Não foi de Rotary, Lyons, Academia de Letras nem jornalista, mas foi um dos maiores influenciadores cultural, literário e moral das cidades por onde passou.

Ele está vivo em mim que o imortalizo dedicando minhas vitórias ao Homem mais Homem que a vida me levou por exemplo de coragem, determinação, arte e amor à vida. 

Tio Dimas Morais. Ele não dá nome a rua ou praça, bairro ou escola, mas deu e dá sentido à vida de muitas pessoas que, como eu, venceram desafios só em lhe copiar os gestos certos. 

Eu amo meu tio Dimas!
 *Samuel Aguiar Pedagogo, jornalista, empresário e sobrinho do Prof. Dimas Morais

4 comentários:

  1. Que crônica linda. Me emocionei lendo essa página da vida cheia de tanto amor. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Eu o conheci.Foi meu professor na Faculdade.Uma pessoa admirável.

    ResponderExcluir
  3. Samuel, tive a maior admiração por este exímio professor. Foi meu professor no Curso de Letras na UESPI. Na minha formatura,tirei uma foto,na ocasião em que entregava-me uma linda rosa. Está nos braços do Pai. E pra vc Samuel um grande abraço.

    ResponderExcluir