domingo, 15 de março de 2020

POSSE DE EDNÓLIA FONTENELE NA ACADEMIA PARNAIBANA DE LETRAS



Em sessão solene realizada na noite desta sexta-feira 13 de março de 2020, tomou posse na cadeira de número 30 da Academia Parnaibana de Letras a escritora e poetisa Ednólia Fontenele  Oliveira.
A solenidade aconteceu no auditório do Colégio Nossa Senhora das Graças (Colégio das Irmãs)  e contou com a presença de acadêmicos, autoridades, convidados especiais, amigos  e  familiares da mesma.
Cumprindo o que determina o Ritual de Posse da Academia, o presidente José Luiz de Carvalho solicitou às acadêmicas Dilma Ponte de Brito, Maria do Rosário Pessoa Nascimento e ao acadêmico Alcenor Candeira Filho que conduzissem a recipiendária ao auditório para os procedimentos seguintes da posse, tais como recebimento do  Diploma  e aposição do Manto,  discursos  e de posse e de recepção.
Ednólia sendo conduzida à Mesa de Honra para os procedimentos da posse  ao som da música "Maria Maria" de Milton Nascimento executada por integrantes do Coral do IFpi sob a batuta do maestro Wellington Emanoel .
Dando prosseguimento,  acompanhado pelo   Coral do IFPi  foi cantado o   Hino do  Piauí, sendo que em seguida  secretário geral da APAL, professor Antonio Gallas leu o Termo de Posse e o presidente José Luiz convidou o acadêmico e Prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza (Mão Santa)   para a entrega do  Diploma Acadêmico e, convidou também os jovens Revailton de Sousa Castro Junior e Diego Fontenele Oliveira Castro (filhos de Ednólia) para entrega e aposição do Manto da Academia.  
O  acadêmico e Prefeito Mão Santa pronunciando breves palavras durante o ato de entrega do diploma


                                        Ednólia e os filhos  Revailton e Diego


Após esses procedimentos o presidente da Academia, escritor e jornalista José Luiz de Carvalho declarou empossada na cadeira número 30 a nova imortal Ednólia Fontenele Oliveira.

A cadeira de número 30 tem como patrono Jesus Martins de Carvalho e como último ocupante o economista parnaibano Antonio de Pádua Franco Ramos.

A solenidade prosseguiu com os discursos de posse e de recepção.
Em seu discurso de posse Ednólia emocionou-se quando falou da sua família, especialmente quando citou o seu pai, o senhor Elizeu. Falou das suas origens, da sua trajetória estudantil feita no Colégio das Irmãs. Falou também de sua trajetória e evolução literária. Citou nomes de professores e de pessoas que o incentivaram a esta carreira e referiu-se em especial ao acadêmico Alcenor Candeira Filho, e  à professora Luzanira Silva  presentes  à solenidade.
O discurso de recepção foi feito pelo acadêmico advogado, professor universitário e doutor Fernando Ferraz que veio de Fortaleza especialmente para esta posse. Fernando se fez acompanhar de sua esposa, a doutora Cláudia. Além de fazer referências à vida estudantil e literária de Ednólia, Fernando recitou poemas da autoria da neoacadêmica e, projetou em um telão outros poemas e depoimentos de   familiares como  sua mãe, irmãos,  pessoas amigas, ex-professores entre as quais a professora Luzanira Silva e também de acadêmicos como Pádua Santos, Wilton Porto, Diego Mendes e Antonio 
Gallas.
Fernando Ferraz fazendo o discurso de recepção à nova acadêmica

A seguir outas fotos e vídeos do evento:

Acadêmica Dilma Ponte, Diretora de Cerimonial da APAL conduziu com maestria o cerimonial da solenidade.

Mesa de Honra da esquerda para direita: Des. José James (presidente eleito do TRE) Antonio Gallas (secretário geral) José Luiz (presidente Academia) Mão Santa (acadêmico e prefeito  municipal) Geraldo Alencar Filho (presidente do Poder Legislativo Municipal) e Irmã Maria das Graças (diretora do Colégio )


Fernando Ferraz e a neoacadêmica Ednólia Fontenele



Após a sessão de posse todos foram convidados para um coquetel acompanhado pelo violão do músico Gregório Neto.
Foi realmente uma solenidade muito bonita a posse de Ednólia Fontenele para a Academia Parnaibana de letras.












Texto: Antonio Gallas


Fotos: Ednólia Fontenele/ Dilma Pontes


Vídeos: Ronaldo Santos






















Nenhum comentário:

Postar um comentário