O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente, no dia 08 de março.
A ideia de uma celebração anual surgiu depois que o Partido Socialista da América organizou um Dia da Mulher, em 20 de fevereiro de 1909, em Nova York - uma jornada de manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino. Durante as Conferências de Mulheres da Internacional Socialista, em Copenhague, 1910, foi sugerido, que o Dia da Mulher passasse a ser celebrado todos os anos, sem que, no entanto, fosse definida uma data específica. A partir de 1913, as mulheres russas passaram a celebrar a data com manifestações realizadas no último domingo de fevereiro. Em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro, no calendário gregoriano), ainda na Rússia Imperial, organizou-se uma grande passeata de mulheres, em protesto contra a carestia, o desemprego e a deterioração geral das condições de vida no país. Operários metalúrgicos acabaram se juntando à manifestação, que se estendeu por dias e acabou por precipitar a Revolução de 1917. Nos anos seguintes, Dia da Mulher passou a ser comemorado naquela mesma data, pelo movimento socialista, na Rússia e em países do bloco soviético.
Em 1975, o dia 8 de março foi instituído como Dia Internacional da Mulher, pelas Nações Unidas. Atualmente, a data é comemorada em mais de 100 países - como um dia de protesto por direitos ou de edulcorada celebração do feminino, comparável ao Dia das Mães.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como hoje é dia de se homenagear as mulheres, embora na minha opinião, pelo que elas representam em nossas vidas deveriam ser homenageadas todos os dias, quero homenagear minhas amigas e leitoras do blog com este poema que fiz para minha mulher, companheira de todas as horas.
PARA A MULHER AMADA
Antonio Gallas
“Divina e graciosa”
És tu mulher
Bela e formosa
Cheia de encanto e beleza
Obra prima da natureza
“Estátua majestosa”
Charmosa, dengosa
Irradia uma luz
Que encanta
E me seduz
“Tu és a forma ideal
Estátua magistral”
Reflete o amor
A paixão, o ardor
A atração sexual
Por ti me encantei
Me apaixonei
Me casei
Em tua vida eu fiquei
E eternamente permanecerei
E eternamente permanecerei
Muito linda essa músia!!
ResponderExcluirSeu poema também muito lindo!!
Lindo, maravilhoso vovô!!!!
ResponderExcluirMaravilhosa homenagem!
ResponderExcluirParabéns pai querido!
ResponderExcluir