Na tarde desta quinta feira, 06 de fevereiro deste ano de 2020, a cidade maranhense de Tutóia perde mais um de seus filhos ilustres e honrados. Faleceu, aos 91 anos idade, o senhor Josecílio Araujo Silva, mais conhecido por todos como Zé Ourives.
Cidadão de origem humilde, pautou sua vida com os princípios de honradez e da humildade. E assim, com base nesses princípios educou seus filhos, netos e os orientou para vida, tanto assim que, em Tutóia, não há quem o tenha conhecido, que não o respeite ou lhe admire.
Muito popular no município por conta da atividade de dentista e protético que exercia, ingressou na política foi vereador por dois mandatos vice dos prefeitos Zilmar e Merval Melo, sendo que, com a renuncia de Zilmar Melo em maio de 1972, assumiu a prefeitura e passou a exercer o cargo de prefeito do município.
Do cidadão Zé Ourives só tenho boas recordações. Quando na minha pré-adolescência, meu pai queria que eu fosse ser dentista e me colocou então para praticar e aprender a profissão com ele. Era eu, o "Chico da Boiô" e uma outra moça da Barra (famoso bairro em Tutóia) cujo nome não me lembro. O Chico foi mais além, aprendeu mesmo a arte, ou melhor a profissão e a exerceu até tornar-se funcionário público da CAEMA - Companhia de Água e Esgotos do Maranhão. Eu já sabia até fazer alguma coisa, mas segui por outro caminho e quanto à moça da Barra não tive conhecimento.
Nessa época o consultório ficava na sala principal da residência do senhor Lucas Cardoso Veras, na Praça Getúlio Vargas onde anos depois funcionou a agência do INSS.
Lucas Veras fora prefeito de Tutóia. Casado com uma senhora conhecida na cidade por dona Cotinha (o nome verdadeiro não sei informar) tiveram um único filho, Mágno Cardoso Veras que por força de suas atribuições na vida pública e social (chegou a ser governador do Lions Clube Internacional do Distrito Federal) não pode prestar a devida assistência ao pai que praticamente ficou abandonado em Tutóia, não fosse a visita de vez em quando dos primos Dedé e Renato Caldas e de um anjo que apareceu para cuidar do coronel Lucas nos últimos anos de sua vida. Este anjo: Josecílio AraujoSilva - o Zé Ourives.
Esta parte eu lembro porque acompanhei de perto. Coronel prostrado numa rede, sem ter mais seus movimentos, e com a ajuda do "sargento" um cidadão que morava pras bandas da Rua dr. Paulo Ramos, dava-lhe a assistência necessária , do asseio corporal a carregá-lo nos braços e colocá-lo na cadeira de vime no quarto ou no terraço para que o mesmo pudesse tomar um pouco de ar fresco. Era o mínimo que o Zé Ourives fazia para que aquele ser humano pudesse chegar ao fim da vida com dignidade.
Por esse e por outros atos de bondade, Zé Ourives ficará na memória do povo tutoiense como um homem bom, honrado e digno de receber uma homenagem com o nome de uma rua, de uma escola ou de qualquer logradouro público na cidade. Fica a sugestão para os próximos administradores e legisladores.
DESCANSE EM PAZ MEU MESTRE! E LÁ DE CIMA, AO LADO DO NOSSO GRANDE CRIADOR, CONTINUE SEU TRABALHO DE BONDADE EM FAVOR DAS PESSOAS HUMILDES COMO VOCÊ SEMPRE FEZ DURANTE SUA VIDA NESTA TERRA.
Gostaria de agradecer em nome de nossa família, pelas palavras e partilhar conosco de recordações tão boas de nosso pai. Deus abençoe sua vida e esteja certo de que nosso pai reconhecia a ótima pessoa que vc é..
ResponderExcluirObrigado. Deus abençoe a todos.
Excluir