Viva o Rei, Viva a Rainha, Viva a folia! Tudo é Festa! Tudo é alegria!
É Carnaval! A festa mais popular e mais democrática do Brasil! Brinca o pobre, o rico, o bonito, o feio, o solteiro, o casado. Brinca o corno, o que não é corno. Brinca o político e brinca o cidadão honesto. Brincam os enrustidos que aproveitam o período para se fantasiarem de mulher e soltarem a franga! E como diz a canção de Jair Rodrigues “o importante é ser fevereiro e ter carnaval prá gente sambar...” São três dias de folia que já se transformaram em quatro, cinco e até sies, sabe-se lá quantos dias... O povo esquece as tristezas, as mazelas... O momento agora é só alegria... só felicidade...!
Os blocos têm nomes pitorescos como, por exemplo, “Máquina de Descascar Alho” (pronuncia-se descascaralho...rsrs), tradicional bloco da capital maranhense – São Luis; tem o “Vai quem Quer” e o Só Kanela” em Tutóia; “Só o Cume Interessa” no Rio de Janeiro e muitos outros blocos de nomes engraçados espalhados por esse “brazillzão”. Vai ter o bloco do “Repelex” e o bloco Abaixo a Picadura do Mosquito (alusão contra o mosquito da Dengue e da Febre Amarela) e não faltarão fantasias de famosos políticos com roupas de presidiários.
É carnaval! É alegria! Vamos brincar...!
Muito bem!!
ResponderExcluirQue verso gosto e divertido de se vivenciar. Isto sim é cultura.
ResponderExcluirBem narrado, grande acadêmico e professor, gostei muito, acredito que você foi e ainda é um grande folião, a qualquer hora com todo este entusiasmo me pareceu saudade dos tempos de outrora. Parabéns pela crônica. Bom CARNAVAL para todos os Parnaibano.
ResponderExcluir