quinta-feira, 12 de julho de 2018

Piauí vence pela segunda vez o maior prêmio de tecnologia do Brasil


O aplicativo móvel Salve Maria é um dos sete premiados com o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico – e-Gov 2018, tornando o Piauí vencedor da disputa por dois anos consecutivos, desta vez com uma solução tecnológica focada na Segurança Pública, tendo em vista que em 2017, o estado foi o grande campeão com o sistema MobiEduca, tecnologia implantada na rede de Educação do Estado para combater a evasão escolar.
Considerada a maior premiação da área de tecnologia do Brasil no setor público, o Piauí sagrou-se vencedor no Prêmio e-Gov deste ano na categoria e-Serviços, e ainda disputa o prêmio principal, que garante um valor de dez mil reais à proposta que obtiver maior pontuação. O resultado oficial será anunciado durante a abertura do 46º Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública – SECOP, que será realizado de 8 a 10 de agosto em Florianópolis, Estado de Santa Catarina.
O Salve Maria é uma ferramenta gratuita e de fácil manuseio, é um dispositivo que tanto a vítima como qualquer cidadão que tiver conhecimento de algum caso de agressão à mulher deve usar. O app está disponível para download na Play Store e conta com duas opções de denúncia, sendo uma o botão do pânico, que deve ser utilizado pela vítima da agressão. Ao acionar este botão, o aplicativo emite um alerta à Central de Polícia com a localização da denunciante, possibilitando que a viatura policial mais próxima do local possa atender o caso.

De acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), o Salve Maria disputou a premiação com mais de 130 propostas dos demais estados do Brasil. Dos critérios analisados para que a ferramenta figurasse entre os premiados estão o ineditismo, democratização do acesso, qualidade técnica, segurança e privacidade, outros.
Para o diretor geral da ATI, Avelyno Medeiros, a nova premiação é um reconhecimento da capacidade do estado do Piauí em inovar.

Fonte: gp1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário