sábado, 13 de janeiro de 2018

POSSE DE RUY PALHANO NO IHGM

 

                Na noite da última sexta-feira (12),em  solenidade  que ocorreu na sede do Conselho Regional de Medicina, no bairro Renascença em São Luis, capital do Maranhão,  dois novos historiadores maranhenses tomaram posse no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão –IHGM. O psiquiatra Ruy Palhano e o advogado e doutor em Ciências Sociais Diogo Gualhardo Neves que  passaram a ocupar respectivamente as cadeiras de nº 06 e de nº 56.
Médico Ruy Palhano recebe o Diploma do IHGM das mãos do presidente Euges Lima
 
                Ruy Palhano tomou posse  na cadeira de nº 06 que tem como patrono o célebre escritor e orador Padre Antonio Vieira, Jesuíta quem viveu no Maranhão no período da colonização do Brasil. Grande  defensor dos índios e que, três dias antes de seu retorno a Portugal, em junho de 1654, Vieira  proferiu o célebre discurso “Sermão aos Peixes” que mesmo construído em forma de alegoria, dirige-se aos peixes mas, na verdade, Vieira pretendia mesmo era   falar aos homens. 
Euges Lima e Diogo Gualhardo Neves
 
                Diogo Neves assumiu a cadeira de nº 56 patroneada pelo escritor e historiador maranhense Jerônimo José de Viveiros, autor do Clássico História do Comércio do Maranhão  publicado pela Associação Comercial do Maranhão e abrange o período de 1612 a 1895.
                 A solenidade foi presidida pelo  professor e historiador Euges Lima, presidente do IHGM e contou com a participação de autoridades e de pessoas da sociedade maranhense.
                  O Blog agradece ao presidente Euges pelo convite que nos foi enviado para participar dessa solenidade e desejamos que os novos historiadores contribuam para que o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão continue sendo o Arauto e Guardião da História do Estado.
Euges Lima Presidente do IHGM fazendo a saudação aos neo-historiadores
Texto de Antonio Gallas/fotos blog do IHGM
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário