quarta-feira, 10 de maio de 2017

PRÊMIO H. DOBAL

 
 
 
PRÊMIO H.DOBAL
 
                    A notícia do ano para a literatura piauiense: a Academia Piauiense de  Letras (APL) em parceria com a Fundação Municipal de Cultura vai lançar o prêmio H. Dobal que vai contemplar o melhor o melhor livro publicado no Piauí de 2014 a 2017.
Poderão participar autores piauienses ou autores que publicaram sus livros sobre o Piauí em todos os gêneros. O início das inscrições ainda não foi divulgado, mas , deverá ser brevemente.
                    Segundo  o Presidente da Academia Piauiense de Letras, Nelson Nery, o prêmio que será no valor de R$ 100.000,00 (CEM MIL REAIS),  é fruto de uma emenda de incentivo cultural do deputado Robert Rios. Uma comissão composta pelos intelectuais Celso Barros Coelho, Elmar Carvalho, Oton Lustosa, Fonseca Neto e Dílson Lages  e outros letrados julgarão os trabalhos. O prêmio faz parte das comemorações do centenário da Academia Piauiense de Letras .
 

SOBRE H. DOBAL

 
 
 Resultado de imagem para h dobal
 
 
                    H. Dobal nasceu em Teresina no dia 17 de outubro de 1927 e faleceu no dia 22 de Maio de 2008. Seu nome completo era  Hindemburgo Dobal Teixeira. Além de poeta, foi cronista e professor, tendo formação de bacharel em Direito (1952), pela Faculdade de Direito do Piauí. Destacou-se como um dos fundadores do Movimento Meridiano, atuando como diretor da revista de mesmo nome, revista Meridiano, que, de acordo com o crítico literário e antologista Assis Brasil, foi um porta-voz dos modernos escritores piauienses em meados do século XX. Funcionário público concursado, aposentou-se como auditor fiscal do Tesouro Nacional. Trabalhou no Rio de Janeiro e Brasília, passou por períodos de formação em Londres e Berlim.  O concurso também visa homenagear este grande literato piauiense.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário