sábado, 15 de outubro de 2016

ESTÓRIAS DO XIKOUSE


 

 

Mucuim Salva-Vida

XIKIN KARWALHO
            Idos de abril de 2002. Eu, Rick Lions e Xaga´s Wall, fomos participar de treinamento de nossa empresa, na capital Teresina. O mesmo se prolongaria por uma semana e meia o que remontaria em 10 didis, ou seja, uma laboriosa complementação salarial. Trabalhamos durante toda a semana, incluindo o sábado até meio-dia. Participativos estávamos embalados pelo desejo de, no final da semana, fazermos uma visitinha a uma prima muito conhecida, a Elizabeth Flokos de Mií. Nossa Parenta distante, mas mui querida.

            Na sexta-feira, por volta das 16h00, quando merendávamos, o Montblanc Direx me procurou e com  o dedão em riste, apontando pros meus ofuscantes, mandou a ordem:

            - tratem de levar o instrutor pro litoral pra passar o final de semana, pois quero me  livrar de qualquer aporrinhação.

            Fiquei triste, pois assim iria perder duas didis (logo as que íamos gastar na “Casa das Primas” Beth). Pensei e, humildemente, quase que pedindo a benção, com minhas orelhas secas, disse:

            - Dr. Inlustrisssssimo e Veneráviíí Montblanc Direx, neste tempo o litó não tá nada bom, estamos no inverno e praia com chuva é terrível, aparece inté maruim. Devemos levar o letrado é pra conhecer a Cachoeira do Urubu, na cidade de Batalha.

            Direx concordou na hora, pois ele queria era se vê livre do mala sem alça, e assim garantimos as didis.

            No domingo seguimos pra Cachoeira do Urubu. Chegando à cidade de Batalha encontramos uma ruma de meninas num ponto de carona, coincidentemente as mesmas desejavam curtir as belezas e diversões do destino turístico. Paramos para perguntar como lá chegar e tratamos de nos oferecer dizendo que mandaria o veículo pra apanhá-las.

            Chegamos ao destino pelo lado da Batalha. Apreciamos a beleza da linda cachoeira e tratamos de ir conhecê-la. Atravessamos na passarela para o lado da cidade de Esperantina.  Chegando lá um conhecido me chamou no que tive que me separar dos demais que aproveitaram para tomar as “primeiras cervejinhas”.

            Resolvemos voltar para o lado de Batalha, pois lá ia ter festa e era por lá que as minas iam chegar. Voltamos e nos encontramos com as pretendentes festeiras.       Arrumamos mesa e ao garçom pedimos as bebidas. Foi quando comecei a me coçar. Estava sendo atacado por mucuins, inseto pequenino, parente do maruim, que é do mar e ele é do rio, mas que pica na mesma intensidade e sofreguidão.  Indaguei aos colegas:

            - vocês num tão sofrendo com as picadas dos mucuins? E eles responderam que não, pois estavam usando óleo apropriado, produzido em Esperantina e que havia sido passado pela garçonete do bar onde haviam tomado as “primeiras cervejinhas”. 

            Não tive alternativa senão correr para o Rio Longá e ficar “de môiu, só cum zoios de fora”. Tanto fiquei que lá pra tardinha, ao sair do banho forçado, “tava cum tudo muxo”. Enquanto isso eles empinavam o ego de tanto dançar com as minas de Batalha. Wall dançou tanto “quinté o cabresto da havaiana quebrou”. Rik num ficou atrás. Só o facilitador “faiô”, pois só queria falar de empreendedorismo, de fluxo de caixa e RH, pode?

            Festa acabada voltamos para Teresina, para concluir o treinamento. Na quarta-feira de volta à Parnaibinha de N. S. da Graça, fomos saborear nossos lares. No sábado voltamos, em trinca de três, a nos encontrar na laboriosa vida "mardita" pra jogarmos  sinuca na AABB, e saborear umas “cervejinhas geladas” por conta das didis. 

            Conversando Xaga’s delatou:

            - não sei o que está acontecendo. Minha mulher não quer saber d’eu. Quando chego em casa ela já está jantada e trancada no quarto e quando levanto, ela já foi pro trabalho.

            - lá em casa num tá deste jeito, mas minha consorte (?) também só dá chá de sunega – disse Rik.

            - pois comigo está tudo bem – retruquei.

            Foi quando adentrou ao recinto da jogatina e caçula do Xaga’s.

            - papai me dê um misto e um refresco?

            - dô não. Lá em casa Vocês não estão nem falando comigo.

            Chamei o herdeiro Wall e fui logo dizendo:

            - você deseja ganhar  um chees egg super burge triplo e uma coca de 1 litro?

            - claro!

            - pois me conte o que está acontecendo na tua casa.

            - este véi saliente apareceu na TV Crubi de Teresina no jornal da manhã, no do meio-dia e no da noite, dançando com as curicas lá na Cachoeira do Urubu. Ti Rik tombém tava agarrado cuma quenguinha magricela.

            Feliz fui eu que não passei o protetor dos Mucuins, tive que ir “me intocar” no rio e assim não fui filmado e pude botar a escrita em dia. Mas se tivesse sido, hoje tava urinando ínguau muié, de cócoras.

Moral da estória: “A sorte é cega onde bata aprega.”                                                  Parnaíba, 15 de setembro de 2012.

Xikin karwalho

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário