CRIADA em 26 de maio de 1994, a FUNDAÇÃO DR. RAUL FURTADO BACELLAR, localizada em Parnaíba, litoral do Piauí, está completando 26 anos de existência neste 26/maio/2020.
A entidade de direito privado foi idealizada e criada pelo próprio farmacêutico-químico, também jornalista, professor e escritor, nascido na cidade de BREJO DOS ANAPURUS, posteriormente denominada somente BREJO – MARANHÃO, em data de 26 de maio de 1891. Se vivo estivesse estaria completando 129 anos. Faleceu aos 106, constituindo-se o farmacêutico mais idoso do Brasil em plena atividade, mercê de pesquisa de âmbito nacional para o I ACERVO HISTÓRICO DA FARMACOLOGIA BRASILEIRA realizada, em 1982, pela Fundação Roberto Marinho (conglomerado do sistema de comunicação “GLOBO”) em parceria com o laboratório farmacêutico de nacionalidade francesa – “ROCHE”.
AO longo destes seus 26 anos a FUNDAÇÃO DR. RAUL FURTADO BACELLAR, sem fins lucrativos, tem contribuído significativamente para o desenvolvimento e progresso de Parnaíba (PI) e do próprio Piauí. Neste sentido, se vê destacada a instalação de uma UTI como decorrência de parceria celebrada com a FUNDAÇÃO INTERNACIONAL PHILIPS, dispondo de 11 (onze) leitos, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – HEDA, nesta urbe.
MANTÉM, sem qualquer ajuda financeira do Poder Público, seja municipal, estadual e/ou federal e em todos os tempos o CLUBE DA MELHOR IDADE que reúne contingente superior a 245 idosos, considerado o maior desta cidade. Também o Curso de Alfabetização para jovens, adultos e idosos; o CLUBE PARNAIBANO DE XADREZ como prática educativa para todas as idades, além de cursos de preparação profissional na área do empreendedorismo, além de outras atividades.
É mantenedora do “MUSEU VIVO – PHARMÁCIA DO POVO”, constitutivo da preservação histórica da cidade, funcionando desde 1994 no Espaço Cultural Porto das Barcas, Centro, de Parnaíba, já visitado por mais de 27 mil pessoas oriundas de diferentes regiões do Piauí, do Brasil e do exterior.
A FUNDAÇÃO DR. RAUL FURTADO BACELLAR tem sede própria na Rua Vera Cruz, nº 744, antiga residência do Dr. Raul, construída no início do século passado. É possuidora de imóvel no bairro “Planalto” que se destinará ao GRUPO DE ESCOTEIROS DR. RAUL BACELLAR –
GERFUBA e de um outro na Rua Joaquim Santos, S/N, bairro Campos/Guarita, onde pretende construir (obra iniciada) o CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO DE PARNAÍBA (PI).
PRESIDIDA, atualmente, pelo advogado Renato Araribóia de Britto Bacellar; sua esposa, dra. Maria Cândida Couto Bacellar e pelo filho do casal, o advogado Raul Furtado Bacellar Neto, a entidade, reconhecidamente, tem ofertado inúmeros benefícios ao longo destes seus 26 anos de existência, merecendo, pois, aplausos de toda a comunidade parnaibana.
(PHB, 26/5/2020)
NESTE comemorar (julho próximo) os 150 anos da cidade de BREJO, antiga BREJO DOS ANAPURUS – Maranhão, tem-se procurado destacar vultos natos ou adotados, que engrandeceram e engrandecem a história da gleba e de sua brava e altaneira gente na certeza de que, tal gesto, servirá exemplo para este cultivar e enaltecer a cargo de gerações porvindouras.
ASSIM, sem apego à ordem cronológica desponta o nome de RAUL FURTADO BACELLAR que, por sinal, se vivo estivesse, estaria completando neste 26 de maio de 2020 seus 129 anos.
FILHO de Antônio José da Costa Bacellar e Maria Vicência Furtado Bacellar, nasceu na localidade “Mangabeira” então município de Brejo dos Anapurus, Estado do Maranhão, em data de 26 de maio de 1891. Aos vinte anos graduou-se farmacêutico e lente em letras, em Belém, Capital do Pará.
Chegou a Parnaíba (PI) no ano de 1920. Foi Juiz de Direito interino; 1º farmacêutico da Estrada de Ferro Central do Piauhy; sócio fundador do Banco de Parnaíba; presidente da Companhia de Luz e Força; sócio fundador do Rotary Clube; fiscal federal do Ginásio Parnaibano; fiscal Estadual da Escola Normal Nossa Senhora das Graças; pertencente a União Brasileira de Escritores/UBE Regional Piauí; sócio fundador da Casa do Jornalista de Parnaíba; membro da Associação Farmacêutica do Piauí; sócio fundador do Clube do Repórter do Piauí; pertencente ao Conselho Regional de Farmácia e ao Sindicato dos Farmacêuticos/Piauí; membro da Sociedade Brasileira de Análise Clínicas; sócio fundador da Sociedade Parnaibana de Expansão Cultural; membro da Associação Parnaibana de Imprensa; ocupante da cadeira n° 21 da Academia Parnaibana de Letras; Cidadão Parnaibano e Piauiense; "Doutor Honoris Causa", pela Universidade Federal do Piaui; Presidente Perpétuo da FUNDAÇÃO que tem o seu nome, esta,
mantenedora da PHARMÁCIA DO POVO, transformada em MUSEU VIVO, iniciativa, no gênero, pioneira no Estado do Piauí. Como manifestação de última vontade conferida aos filhos, deixou a meta de construir, em Parnaíba, o Centro de Convivência do Idoso, já em andamento no bairro Campos/Guarita.
Viveu 106 anos. Muito lúcido, e momentos antes de seu falecimento, anunciou: "Sinto que estou morrendo. Minha Saudade de todos vocês é infinita. Felizes os que creem: fim da vida, uma tristeza: a morte. Fim da Morte, uma alegria: a vida."
Ao exame biográfico de RAUL FURTADO BACELLAR, ressalte-se o conceito de um grande pensador: "O valor da vida não depende do número de dias que se vive, mas da obra nele realizada."
☆ Renato Araribóia de Britto Bacellar é filho primogênito do homenageado. É advogado, jornalista, professor, membro da Academia Parnaibana de Letras, reside em Parnaíba (PI); e-mail: bacellaradvogados@gmail.com
Parabéns à Fundação Raul Furtado Bacellar pelos seus 26 anos de fundação. Parabéns ao seu presidente dr. Renato e a todos que participam do grande trabalho social desenvolvido pela Instituição em prol dos menos favorecidos e principalmente pela atenção aos idosos que vai desde a assistência médica, psicológica e alimentar. Que Deus abençoe a Fundação em todos os seus membros a fim de que este trabalho jamais sofra solução de continuidade. Abraços e, repito, que Deus abençoe a todos.
ResponderExcluir