sábado, 6 de abril de 2019

POSSE DE DR ITAMAR NA ACADEMIA PIAUIENSE DE LETRAS

Academia Parnaibana de Letras se fez presente

 O médico José Itamar de Abreu Costa tomou posse como novo Imortal da Academia Piauiense de Letras em solenidade ocorrida na noite desta sexta-feira 05 na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí.
 Durante a formação da Mesa de Honra a professora e acadêmica Dilma Ponte foi convidada para tomar assento como representante da Academia Parnaibana de Letras e também, representando as demais Academias presentes ao evento. O discurso de recepção foi feito pelo médico psiquiatra e acadêmico Humberto Soares Guimarães.
 Além da escritora Dilma Ponte,  os acadêmicos  Breno  Ponte  de Brito ,  Valdeci  Cavalcante ,  Altevir  Esteves ,  Anchieta Mendes de Oliveira e Elmar Carvalho, todos  membros da Academia Parnaibana de Letras - APAL também estiveram presentes prestigiando a posse de novo imortal. 
 Em decorrência das fortes chuvas que caíram na manhã de ontem em Parnaíba, e de  outros assuntos que deveriam ser resolvidos com urgência, o  presidente  José Luiz de Carvalho e o secretário-geral Antonio Gallas  não puderam se fazer presentes ao evento, entretanto enviaram mensagens  de parabéns ao neo-acadêmico. 
DA ESQUERDA PARA DIREITA: Dr. Itamar(discursando), Valdeci Cavalcante, Fides Angélica, Humberto Soares Guimarães, Deputado Wilson Brandão, Nelson Nery Costa (presidente da APL), Des. Gentil Eulálio,  vereadora Cida Santiago, escritora Dilma Ponte e  o médico Viriato Campelo.


Dr. Itamar foi eleito para Academia Piauiense de Letras em Dezembro do ano passado e ocupará a cadeira de nº 18, cujo patrono é José Lustosa da Cunha Paranaguá (Marquês de Paranaguá) (1821- 1912). 
Os ocupantes da referida cadeira foram os seguintes:


1º Ocupante: José Félix Alves Pacheco (Félix Pacheco) (1879-1935)
2º Ocupante: José Burlamaqui Auto de Abreu (1899-1978)

O novo imortal é graduando em medicina pela Universidade Federal do Pará, tem  um vasto currículo de serviços prestados ao Piauí, principalmente na área médica,  sendo um dos mais respeitados cardiologistas do Estado. Fundou o hospital Itacor que atende pacientes de várias partes do país, principalmente dos Estados nordestinos. Itacor é uma referência na área de Cardiologia no Piauí. Por sua vocação pelas letras, Itamar criou em sua cidade natal Alto Longá, a  Academia Longalense de  Letras Cultura e Ecologia. Atualmente preside Academia Piauiense de Medicina e pertence também a outras entidades literárias.

Estão  de parabéns portanto, a Academia Piauiense de Letras e a intelectualidade piauiense por ter entre seus membros figuras de tão alta expressividade como a do  doutor José Itamar de  Abreu Costa.  

O jurista Piauiense Celso Barros Coelho entre Dilma Ponte e o neo-acadêmico Itamar Costa

Texto de Antônio Gallas

Um comentário: