INSTALADA SOLENEMENTE A ACADEMIA PIAUIENSE DE CULTURA
No último dia 23 de julho, em festiva solenidade no auditório da Associação Comercial de Parnaíba, no Porto das Barcas, houve a instalação e posse da primeira Diretoria, Conselho Fiscal e também dos membros ocupantes das quarenta cadeiras da Academia Piauiense de Cultura - APC.
O símbolo da APC explicado em detalhes no discurso do Presidente de Honra Fernando Bastos Ferraz
Criada em janeiro deste ano por um grupo de intelectuais, tendo como idealizador o advogado e escritor Fernando Bastos Ferraz, a APC tem como objetivo a divulgação e incentivo às manifestações culturais do estado do Piauí, em vários segmentos, como música, literatura, artes, folclore, e outros, mas evidenciando principalmente cultura parnaibana. A nova entidade cultural tem como seu primeiro presidente o engenheiro civil, auditor fiscal aposentado do Ministério do Trabalho e incentivador cultural Paulo Cézar Lima.
Formalizada a composição da mesa, usou da palavra o advogado e escritor Fernando Bastos Ferraz, Presidente de Honra da nova entidade, que explicou a todos os motivos que o levaram a criar esta academia de cultura: “defendemos a necessidade da criação desta Academia uma vez que o Estado do Piauí é celeiro de grandes expressões que dignificam a cultura de seu povo e que parte significativa delas ainda não está inserida em Instituição que as represente” – disse Ferraz.
Fernando Ferraz fazendo discurso de instalação da APC
Em seguida, após a execução do Hino do Piauí, qual foi acompanhada respeitosamente por todos os presentes, o Presidente de Honra, Fernando Ferraz, deu posse à Diretoria, ao Conselho Fiscal, bem assim aos 40 membros e novos imortais, passando em seguida os trabalhos ao Presidente Institucional dr. Paulo César lima que em seu discurso ressaltou que a criação e instalação da Academia “acontece num momento muito particular da vida brasileira em que a cultura está sendo jogada ao léu, e os que podem não têm feito nada por ela.” Disse do seu orgulho e da responsabilidade de ser o primeiro presidente da entidade e que só aceitou por saber que não estará sozinho, pois tem absoluta certeza de que contará com o apoio dos componentes da diretoria que aceitaram dividir com ele a jornada desse primeiro mandato.
Os novos imortais membros da APC empossados solenemente na data de 23 de julho de 2022
Representando os novos acadêmicos, usou da palavra o professor, escritor, pesquisador e vice-presidente da APC, Manuel Domingos Neto quedentre outras palavras disse da alegria e honra de integrar um grupo, uma entidade, uma associação que declara desde o início a defesa da cultura, a defesa da ciência e a defesa das diversas expressões artísticas, num mundo hoje caracterizado pela repressão à ciência,pela negação da ciência, num mundo marcado por atentados à liberdade, pela onda obscurantista , onda que nos remete há pelo menos um século atrás, depois da primeira guerra mundial quando a humanidade conheceu a tragédia do nazifascismo. Defendeu a liberdade de expressão, enfatizando que a APC não veio para ficar na autoglorificação mas sim para cumprir função social e finalizou afirmando que violência, tiros, armas não irão resolver os problemas de nosso país.
Falaram ainda o professor Antonio Gallas, presidente em exercício da Academia Parnaibana de letras e a acadêmica, também membro da APC, Sônia Terra que na ocasião representava a governadora do Piauí Regina Sousa e fez um breve e entusiástico discurso.
Vídeo do breve pronunciamento do professor Antônio Gallas, presidente
em exercício da APAL
Professor Gallas entrega o Diploma e a Medalha à poeta
Ednólia Fontenele que também é sua confreira na APAL. Ednólia ocupa a cadeira 04 cujo patrono é o romancista e imortal Assis Brasil.
Violonista e professor de música Gregório Neto recebendo Diploma e Medalha entregues pelo poeta Elmar Carvalho (Academia Piauiense de Letras). Gregório ocupa a cadeira 20 que tem como patrono o tutoiense Rubem da Páscoa Freitas.
Presidente da APAL, professor Antonio Gallas, entrega Diploma e Medalha a artista plástica Maria Esther Silva Araújo, sua conterrânea da cidade de Tutóia - MA, cujo patrono Dr. Candido de Almeida
Athayde, é também patrono da cadeira 15 da Academia de Ciências Artes e Letras de Tutóia ocupada
por Antonio Gallas
Presidente Institucional Paulo César Lima e o Presidente de Honra Fernando Ferraz
A solenidade contou com a presença de convidados especiais, familiares e representantes dos empossados que lotaram o auditório dos Portos das Barcas.
Também presentes ao evento os imortais jornalista e escritor José Luiz de Carvalho representando a Academia Mundial de Letras da Humanidade, o escritor e imortal Antonio de Pádua Marques ( Academia Parnaibana de Letras) e o poeta e escritor Souza Filho.
Da esquerda para direita: escritor José Luiz de Carvalho, poeta Souza Filho, escritor Pádua Marques e Antonio Gallas
Nenhum comentário:
Postar um comentário