sábado, 27 de fevereiro de 2021

PERSONALIDADES TUTOIENSES

  OSVALDO SANTOS

Caricatura feita pelo artista tutoiense Francisco Pedro (genro de Osvaldo)
e pintura/grafite de Dielson

Artesão, funcionário público e pai de família. Uma privilegiada inteligência nascida na "terra dos Teremembés". 

 Osvaldo Carvalho dos Santos,  filho de José Silveira de Carvalho e Maria dos Santos Carvalho, nasceu em Tutóia  no dia 05 de agosto de 1934. Apesar de pouco estudo, apenas o curso primário, foi funcionário público municipal e  exerceu o cargo com dignidade e honradez no cumprimento de seus deveres, até mudar-se para Santos - São Paulo onde trabalhou na Companhia Docas do Porto de Santos por 19 anos até aposentar-se vindo morar em Parnaíba em uma praça localizada em frente ao prédio  onde outrora funcionou a Comissão de Estudo Obras e Navegação do Rio Parnaíba, depois o DNPVN - Departamento de Portos e Vias navegáveis e hoje abriga  IBAMA e o ICMBio.
Pelo cuidado, zelo e carinho que Osvaldo teve para com a praça durante os 29 anos em que lá residiu até o seu falecimento em 17 de dezembro 2013, o então prefeito Florentino Veras Neto atendendo solicitação da Câmara Municipal de Parnaíba o homenageou dando ao logradouro o nome de Praça Artesão Osvaldo Santos. O autor do projeto foi o vereador André Neves.


A FAMÍLIA'
Causou-se com a professora  Maria de Lourdes Costa Santos, natural de Parnaíba, Piauí.  Desse enlace matrimonial nasceram 6 filhos, sendo  2 homens e 4 mulheres. 
Os filhos são os seguintes: Maria do Amparo Costa Santos, Francisco José Costa Santos (já falecido),Glenys Mary Serrate Santos, Cizanio Luiz Costa Santos, Sheila Maria Costa Santos e Jennei Costa Santos.
O ARTISTA
O  pouco estudo de Osvaldo não era empecílio para ele desenvolver sua arte, pois além de ser  um  exímio  artesão, possuía   habilidades e ideias brilhantes na preparação de carros alegóricos e temas para os  desfiles de 7 de setembro, dos  bailes no Social Tutóia Clube, bordava bois para as festas juninas, confeccionava     talhas em madeira e metal. Poder-se-ia dizer que  tinha "mãos de fada" na arte de maquetes,  especialmente em  réplicas de embarcações como canoas, barcos de pescas, navios cargueiros e  outros. Na capitania dos portos de Parnaíba Pi ainda existem algumas réplicas as quais eram utilizadas para maiores esclarecimentos aos alunos dos cursos para Marinha Mercante. Porém seu maior feito construir uma torre de captação do sinal  de televisão e instalou o  primeiro aparelho de  televisão em Tutóia,  dia 11 de setembro de 1969.
Uma das réplicas de embarcações do trabaho
 artesanal de Osvaldo Santos


*Na execução da réplica do 
guindaste Kaibra Pará no qual foi operador  no Porto de Santos.*


*Este guindaste de fabricação alemã ainda
existe ancorado no Porto de Santos próximo
à travessia Santos/Guarujá*

Em dezembro de 1984 fez uma exposição de seus trabalhos no Teatro Procópio Ferreira em Guarujá-SP e foi destaque no jornal  A Tribuna que o entrevistou e publicou na época.
 

Por todo o seu trabalho em vida,  tanto em Tutóia como em outras cidades nas quais residiu, pela sua personalidade marcante, Osvaldo recebeu o carinho, a admiração, o respeito de todos quanto  o conheceram e por essa razão participa na galeria do livro PERSONALIDADES TUTOIENSES.

Publicado no blog do Neto Pimentel em 20 de fevereiro de 2021
Texto de Antonio Gallas 
Informações e fotos: Glenys Mary

Nenhum comentário:

Postar um comentário