domingo, 27 de setembro de 2020

O QUE O ARARI REPRESENTA NA MINHA VIDA.


Por Francisco Batalha
 
C:\Users\Usuário\Desktop\Fotogras diversas\Fotos de João Batalha\Presidente do IHGA.jpg

Francisco Batalha -
 Presidente da Federação das Academias de Letras do Maranhão - FALMA

 Questionado pelo professor arariense Pedro de Oliveira Dutra Neto, geógrafo,  poeta, escritor e titular da Academia de Letras e do Instituto Histórico  Geográfico de Arari, respondo:

O QUE O ARARI REPRESENTA NA MINHA VIDA.

Antes de responder ao professor a pergunta que me transporta para o liminar dos anos de minha existência, peço vênia para um preâmbulo:


Sou saudosista e para alguns posso parecer exagerado, mas procuro ser moderado. Amparado pelo cumprimento dos meus deveres e pela religiosidade cristã, temente a Deus e respeitando  seus mandamentos, as Leis,  a Constituição de nossa Pátria e as opiniões diferentes, confesso que tenho gosto por fotografias   e por  lances históricos do passado. Posso parecer descomedido para uns, ou comedido para outros.  Reconheço que                          tenho falhas, defeitos, imperfeições e equívocos. Mas tenho também, meus   acertos e possuo marcas, convicções e opiniões definidas, ainda que reprovadas por alguns.

       

Quanto ao Arari, ele representa na minha vida,  uma página de saudades! Dentro de mim persiste uma recordação saudosa de seu povo, sua gente, seus costumes e sua cultura. 

De lá, guardo a reminiscência dos acontecimentos da infância, vividos na Tresidela do Bonfim.

Lembro-me constante  do seu povo,  sua gente, seus costumes e cultura. O lar, o  aconchego dos pais e da família, o cercado,  gado nos currais e fora deles,  os rebanhos de carneiros, as roças verdes de esperança,  os campos banhados de vida,  o rio e a pororoca, os igarapés;  os latidos dos cães e o ruminar dos animais; as fruteiras, o luar, a  natureza e os cantos dos pássaros... e as casas assobradadas  dos meus pais e avós. 

 C:\Users\Usuário\Desktop\Fotogras diversas\Fotos de Arari\Trezidela do Bonfim em 1944.jpg


Momentos que enterneciam a alma do menino matuto do interior arariense e antecederam a agradável juventude vivenciada  na cidade.

Desta, uma saudade pungente dos colegas de bancos escolares, das amizades  e dos  amigos que conquistei  –  passarinhos que voaram para longe, mas  os guardo na memória. Lembranças  das festas carnavalescas do Antônio Lima, do Gregório Vale, do Cassino Arariense e dos comparsas de farras e boemia. 

Recordação das lanchas que aportavam em frente a Igreja Matriz,  do movimento da Rua Grande nos dias   que antecediam os festejos de Bom Jesus dos Aflitos e do dia da festa. Das conquistas, prazeres, gozos, sonhos e felicidade do período primaveril. Da graciosidade das colegiais de fardas listradas, punho branco e chapéu de palha carnaúba;  ou ainda usando boinas arredondas de alvíssimas brancuras. Escolares bonitas, elegantes, as vezes dengosas e misteriosas, que cheias de encantos  sedutores desfilavam a caminho do educandário, fazendo queimar nossos corações adolescentes.  Com uma delas, anos depois  casei-me.  E seu olhar ainda guarda aquele brilho dos tempos primaveris, enchendo-me de uma saudade cortante e, ao mesmo tempo, prazerosa. 

Arari é uma exclamação na minha existência! Tantos outros magnetismo de fascínio e sedução que me veem à memória, por terem me  contagiado com um passado de glórias e belezas do qual sinto saudades. 

Hoje, de cabelo brancos, na fina cinza do tempo, na escureza do crepúsculo da vida, na estiagem do Sol ardente da idade e na fase amarga de perder velhos amigos e contemporâneos de juvenilidade, constato que o  Arari representa parte do lado bom de minha vida e dos dias felizes vividos nas teias das arvoradas, em douradas manhãs  de mocidade,  que  me alegraram, encheram-me a alma de esperança e perfumaram minha existência juvenil para sempre.


Publicado originalmente no ARARI, HERÓIS E VIOLÕES, editado     pelo  Prof. Pedro Neto e no Blog do  Professor Gallas.


5 comentários:

  1. Texto maravilhoso ...todo arariense sentiu no coração essas belas palavras traduzida em grande sentimentos de amor å sua terra

    ResponderExcluir
  2. Amigo Batalha, o seu texto me encantou, porque ele representa tudo que você: amor, carinho, compreensão e afeto. Deus proteja os seus caminhos. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. AMEI o seu texto, cheio de românticas e felizes memórias juvenis!

    Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Muito linda e comoventes palavras, que vão sempre representar sentimentos verdadeiros , vividos e memorável.

    ResponderExcluir
  5. Deduzo em breves palavras que o texto é belo e emocionante...Meus parabéns João Batalha.

    ResponderExcluir