domingo, 2 de agosto de 2020

CRÔNICA

A LUA E SEUS ENCANTOS 
Por Socorro Matos* 
                      Foto  Blog do Antonio Amaral
Ultimamente a lua qual noiva adornada para atrair o noivo quando  sai do leito nupcial,  tem despertado o interesse de muitas pessoas,  inclusive o meu . A beleza com que ela tem aparecido nesses últimos dias tem atraído o nosso olhar . Ou será porque não tínhamos tempo para observá-la visto que a mesma sempre esteve lá e nós é que não dávamos a devida atenção que ela merecia?  Tal como uma esposa de há muito que  não é olhada e desejada pelo companheiro de longa data,  mas quando se enfeita volta a   atrair o olhar, o desejo,  e até o elogio do amado . A lua  ao surgir nos fins de tarde com seu brilho atrai olhares e cliques de celulares, todos com intenção de apreciar ou de postar a melhor foto . Certo é que todos de uma forma ou de outra têm se sentido atraídos pela beleza radiante da dama da noite,  A LUA. Cientificamente é  conhecida como o satélite natural da Terra. Para românticos e poetas tem sido fonte de inspiração para seus amores e versos.
                Reflexos da lua na lagoa do Bebedouro em Parnaíba neste domingo 02 de agosto
Essa criação perfeita tem exercido verdadeiro fascínio nos seres humanos, muitos acreditam que ela é capaz de influenciar nas marés,  na plantação,  na colheita,  e até no parto dos animais. 
Alguns dizem que ela também influencia no comportamento daqueles que têm problemas psiquiátricos,  quem nunca ouviu a frase , "fulano é de lua"?? 
Outros,  que acreditam no sobrenatural,  dizem que é durante a lua cheia que  homem se transforma em lobisomem .
Mas deixemos de lado especulações sobre este elemento tão espetacular da natureza que é a lua, só sei que ela atrai a todos com sua beleza e encanto.
Especialmente para mim, a lua é encantamento,  beleza,  quando olho para o céu e a vejo em qualquer uma de suas fases passo a refletir o quanto devemos agradecer ao Criador por nos proporcionar um espetáculo tão maravilhoso!!
*Socorro Matos é professora de Língua  Portuguesa com graduação em  Letras Português  e especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI .  É professora da rede pública estadual e municipal em Parnaíba-PI. 

8 comentários: