sábado, 11 de julho de 2020

APAL ELEGE MEMBRO EM VOTAÇÃO VIRTUAL

Uma eleição inédita no Piauí para a escolha de um membro  acadêmico foi realizada neste sábado 11 de julho na cidade de Parnaíba.
Através de  e-mail ou  pelo aplicativo do whatsapp os membros da Academia Parnaibana de Letras puderam votar no candidato José James Pereira, para preenchimento da cadeira de nº 09, vaga com o falecimento do magistrado José Nicodemos Alves Ramos, falecido em dezembro do ano passado.
Embora sendo uma votação virtual, os recursos tecnológicos permitem o anonimato do votante, assim sendo,  o voto continuou secreto como nas eleições no qual é depositado em urna.
Oitenta por cento dos acadêmicos participaram dessa eleição e todos foram unânimes em votar a favor do candidato José James Gomes Pereira, que foi eleito com cem por cento dos votos. 
A Academia Parnaibana de Letras possui um total de 40 cadeiras sendo que duas,  faltam ainda  os membros eleitos tomarem posse,  e  esta agora que acaba de ser preenchida.
A contagem dos votos foi feita  em reunião extraordinária por vídeo conferência aberta pelo presidente do sodalício, escritor e jornalista José Luiz de Carvalho e conduzida pelo secretário geral Antonio Gallas,  com a participação dos seguintes acadêmicos: Altevir José Esteves,  Breno Ponte de Brito, Claucio Ciarlini,  Elmar Carvalho,  Diego Mendes Sousa, Dilma Ponte de Brito, Francisco de Assis Cajubá de Brito, Francisco Pereira Silva Filho (conhecido em Parnaíba como professor Francisco Filho), Renato Araribóia de Brito Bacellar e Roberto Cajubá da Costa Britto.
Após a constatação dos votos e não havendo mais dúvidas sobre a eleição foi enviado um link para o candidato eleito adentrar à vídeo conferência,  o que aconteceu. Na oportunidade ele fez um breve pronunciamento de agradecimento e foi saudado por todos os acadêmicos presentes virtualmente.

Novo imortal parnaibano Desembargador José James Gomes Pereira
José James Gomes Pereira é parnaibano, escritor e  desembargador e atualmente  exerce a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Ano passado lançou em nossa cidade o livro Pluralismo e Democracia, Desafios para o Constitucionalismo Contemporâneo. 
Sem dúvida esta foi uma eleição que ficará nos anais da APAL e da história da literatura parnaibana.








Muito em breve o novo acadêmico tomará posse também de forma virtual, por vídeo conferência e tão logo passe  esses  problemas de confinamento e isolamento social haverá a posse festiva para comemorar a entrada de mais um ilustre parnaibano na Academia de Letras desta cidade, a Academia Parnaibana de Letras - APAL, Casa de João Cândido.
Texto de Antonio Gallas


5 comentários:

  1. Muito bom.
    Parabéns!!!
    Fico feliz de ter participado desta ideia - eleição virtual.
    Parabéns Gallas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a ACALT foi a pioneira no Estado do Maranhão e a APAL a pioneira no Piauí. Valeu a ideia da Josykarla.

      Excluir
  2. Parabéns ao novo imortal Parnaibano e a todos os intectuais da nossa Cidade pelo brilhante desenvolvimento tecnológico dos novos tempos que Covid19 nós impôs e pela segurança dos participantes, lembrando que isolamento não salva ninguém o que salva são os remédios profilacticamente, já está provado pelas experiências pessoais no cotidiano no mundo inteiro e no nosso País, se não fossem esses medicamentos a mortandade seria triplicada da atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado em nome da APAL. O novo imortal vem somar com a grande plêiade de intelectuais que faz parte da Casa de João Cândido.

      Excluir
  3. Parabéns pela eleição virtual.
    A pandemia do COVID-19, apesar da destruição, trouxe a rapidez da desenvoltura virtual.

    ResponderExcluir