quinta-feira, 11 de julho de 2019

ELEIÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE CADEIRAS VAGAS NA APAL


Termina no próximo dia 10 de agosto o prazo para a inscrição dos   candidatos que desejam ingressar na Academia Parnaibana de Letras. 


Das cinco cadeiras vagas, a primeira a ser preenchida é a de nº 27 que fora ocupada pela  parnaibana Maria Luíza Mota de Meneses, falecida em Fortaleza em Junho de 2017. Maria Luíza era historiadora, biógrafa, poetisa e jornalista. O patrono da cadeira é Ovídio Saraiva. 
De acordo com os Estatutos e Regimento Interno da Academia, poderão concorrer a uma de suas cadeiras, parnaibanos natos, residentes ou não na cidade, e que tenham, pelo menos uma obra publicada. Para os não parnaibanos, além do requisito da publicação de um livro, é exigido também que tenham residência fixa na cidade, de há pelo menos cinco anos.
A eleição será realizada trinta dias após decorrido o prazo das  inscrições dos candidatos.   O processo se desenvolve como qualquer outra eleição. Os candidatos articulam-se com os demais acadêmicos à  cata de votos e ganha aquele que obtiver a maioria dos votos. Existem naturalmente outras normas internas que disciplinam o processo de eleição.  
Até o presente momento já estão escritos os seguintes candidatos:
Por ordem de inscrição:




FREI CÍCERO DOS SANTOS -  Vigário da Paróquia de São Sebastião. Possui graduação em Filosofia, Teologia e pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Autor dos Livros Medicina Musical - aprendizagem através da flauta doce, Medicina Popular (já em 2ª edição), e Parábolas - histórias de Jesus. Participou também de coletâneas das quais foi organizador.





DANTE PONTE DE BRITO  -  advogado, professor da Universidade Federal do Piauí, doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco com período sanduíche -   modalidade de Curso Superior em que o universitário realiza um período da faculdade fora do país de origem - na Faculdade de Direito da  Universidade de Coimbra em Portugal, pós doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduação e mestrado em Direito  na Universidade Federal da Paraíba. 
Escreveu  livros "A Publicidade na Internet e @ Violação dos Direitos do Consumidor", "Publicidade Sublime na Internet" e participou de várias coletâneas.

Eis o currículo completo de Dante



 EDNÓLIA FONTENELE, funcionária aposentada do Banco do Brasil. Graduada pela Universidade Federal do Piauí  com Licenciatura Plena Habilitação em   Eletricidade e   Pós-Graduação em Qualidade em Serviços e Recursos Humanos pela Universidade de Brasília. Pós-Graduanda  em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.Participou ativamente dos movimentos literários de Parnaíba. Fundou o NEOJORNAL – quando presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Nossa Senhora das Graças (Colégio das Irmãs). Foi colaboradora dos Jornais INOVAÇÃO e QUERELA.
Fundou em 1979 a Fundação ASSIS BRASIL, com foco na divulgação da literatura piauiense.
Em 2008 foi tema de estudo pela união do Teatro de Parnaíba, dirigido por José Wilson, que escreveu e representou, com seus poemas, o RECITAL DE CORPO ABERTO.
Foi tema do livro “Ednólia Fontenele "FILHA DA POESIA” de Reginaldo Costa, “edições INOVAÇÃO” (2008).
É verbete do Dicionário de Mulheres (1999), de Hilda Agnes Hubner Flores. Consta das três primeiras edições do livro didático “Literatura Piauiense Para Estudantes”, de Adrião Neto.
Participou do  12º  FESTIVAL DE POESIA FALADA da cidade de Estancia em Sergipe onde trabalhou por dois anos no Banco do Brasil.
1994 -Venceu em primeiro lugar com o Poema AMA(DURECIDA)MENTE
1995 -Venceu em segundo e terceiro lugar com os poemas EU e INSÔNIA, respectivamente.
Foi colaboradora dos Jornais: JORNAL DE ESTÂNCIA - ESTÂNCIA-SE
JORNAL DA MANHÂ – ARACAJU-SE
ALTO MADEIRA – PORTO VELHO.

Bibliografia: Poemas que Neguei Entre Caminhos (1994).



Participou das Antologias: NUVEM (1977), SALADA SELETA (1979), POEMARIT(I)MOS (1988), A POESIA PIAUIENSE NO SÉCULO XX (1995), A POESIA PARNAIBANA (2001), PARNÁRIAS (2016). Em 1994, em noite solene, lançou aqui em Parnaíba o livro "Poemas que Neguei Entre Caminhos" (1994).




 O próximo livro da poeta Ednólia é "Em Construção" uma seleção de poemas  de sua autoria em forma de Antologia (2019)  com lançamento previsto para julho próximo.








 DIEGO MENDES SOUSA   advogado, indigenista, ambientalista, bibliófilo, escritor, jornalista, conferencista literário, ativista cultural e funcionário público federal. Pós-graduado em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e Mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Acre (UFAC).
Membro Titular do PEN Clube do Brasil; da Associação Nacional de Escritores (ANE); da Academia Brasileira de Direito (ABD); da Academia Piauiense de Poesia e da Confraria dos Bibliófilos do Brasil. É ainda Membro Correspondente da Academia Carioca de Letras (ACL); da Academia Cearense de Direito; da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro (UBE-RJ); da Academia Pan-americana de Letras e Artes (APALA); e da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará (ALMECE).
Autor de Divagações (2006); Metafísica do encanto (2008); 50 poemas escolhidos pelo autor (Edições Galo Branco, 2010); Fogo de alabastro (2011); Candelabro de álamo (2012); O viajor de Altaíba (2013); Alma litorânea (2014); Gravidade das xananas (2015); Tinteiros da casa e do coração desertos (2015); Coração costeiro (2016); Fanais dos verdes luzeiros (2017); Rosa numinosa (2018) e Velas náufragas (2019).
Participou de antologias nacionais e internacionais, dentre elas, Poemário (2008) da I Bienal Internacional de Poesia, ocorrida em Brasília (DF). Seus poemas foram traduzidos para o inglês, o francês, o grego e o espanhol.
Recebeu em 2013 o Prêmio Castro Alves da UBE-RJ, pelo Conjunto da Obra, além de ter sido agraciado em 2009, com o Prêmio Olegário Mariano da UBE-RJ, bem como em 2016 foi reconhecido com o Prêmio João do Rio - de Poesia - da Academia Carioca de Letras.
Na Parnaíba, fundou o jornal O Bembém, em 2008, com Benjamim Santos e Tarciso Prado, onde foi editor literário por dois anos. Escreveu crônicas sobre as personagens, a história e a memória do seu torrão natal, que foram expostas em placas artísticas conceituais, nos principais pontos turísticos da cidade em 2017, pela Prefeitura Municipal de Parnaíba. Detentor da Medalha e do Diploma do Mérito Municipal (2017, Gestão do Prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza) e Sócio Honorário do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba desde 2008. 
Após esta eleição a próxima cadeira vaga a ser preenchida será a de nº 23 que tem como patrono o primeiro Bispo de Parnaíba Dom Felipe Conduru Pacheco e teve como último ocupante o médico cardiologista Carlos Araken Correia Rodrigues.
Pelo que parece, as eleições para o preenchimento das cadeiras que estão vagas na Academia Parnaibana de Letras -APAL deverão ser bastante concorridas.
Texto de Antonio Gallas
 

3 comentários:

  1. Srs(as), que documentos devem ser apresentados por um Candidato à vaga de membro da AOL? ... BOSCO MACIEL -Poeta Folclorista, Cantador, Fundador da Casa dos Cordéis, Membro efetivo da AGL (Guarulhos-SP), Membro Fundador da ACAL (Cajazeiras-PB). Meu e-mail: boscojb@gmail.com

    ResponderExcluir