sábado, 15 de dezembro de 2018

TUTÓIA ESTÁ DE LUTO

                                              Nesta semana a cidade maranhense de Tutóia localizada no litoral do Estado  cobriu-se de luto! Duas pessoas amigas e queridas da sociedade tutoiense faleceram deixando uma saudade, uma tristeza aos amigos, parentes e familiares.
 Inicialmente a senhora Maria de Lourdes Silva Medeiros ou a Lurdinha como a chamávamos na intimidade. A Lurdinha, casada com o comerciante Milson Brandão de Medeiros (o XENÓN como seus amigos mais íntimos o chamávamos), era uma pessoa carismática e a todos recebia com um sorriso estampado em seu rosto, o que demonstrava a sua pureza de coração. Mãe do Milsinho,( um grande entusiasta pela cultura de Tutóia), da Rogélia e da Régia, esta última mãe de Talita que chegou a ser prefeita do município de Raposa, na Grande São Luis. Lurdinha faleceu aos 73 anos de um enfarto cardíaco.
                                              Na manhã de hoje mais uma triste notícia abateu-se sobre Tutóia. O falecimento do senhor João Rocha Damasceno, conhecido como seu "Merequeta" ou João Merequeta, patriarca da grande prole "Merequeta" em Tutóia. Pessoa bastante estimada por todos que o conheceram. Exemplar pai de família, criou seus filhos  encaminhando-os para o caminho do bem, e como recompensa, temos professores, funcionários públicos, membros de academia, enfim, exercendo atividades que com certeza ele só teve orgulho como pai, avô ou tio.
                                             Tão logo o Grupo Pioneiros Galhardenses tomou conhecimento  do seu falecimento, começaram então as mensagens de condolências para a família.
A Academia de Ciências Artes e Letras de Tutóia - ACALT da qual fazem parte membros da família enlutada  emitiu a seguinte nota de pesar:

ACADEMIA DE CIÊNCIAS ARTES E LETRAS DE TUTÓIA - ACALT

                                        

                                         Os membros da Academia de Ciências Artes e Letras de Tutóia- ACALT, neste momento de dor e tristeza, desejam  externar os mais sinceros sentimentos de pesar à família do Senhor João Rocha Damasceno, "João Merequeta" falecido na manhã deste sábado, 15 de dezembro. 
Rogamos a Deus que conforte a família enlutada e o receba na sua glória divina dando-lhe as benesses da eternidade da qual é merecedor.

Tutóia, 15 de Dezembro de 2018

Membros da Academia de  Ciências Artes e Letras - ACALT





O poeta tutoiense Bené do seu Binu expressou-se nestes versos:
Sr. João Merequeta partiu!
Deus conforte o coração da Família.
Sua missão com carinho e amor,
Na terra Ele cumpriu.

Saudades ficarão,
De doer o coração!
Seus filhos aqui na terra,
Continuarão sua missão.

Há! Meu velho meu amigo!
Quantos momentos juntos, curtimos!
Seus ensinamentos de luz,
Nos fez vivenciar com carinhos.

Bate saudades, bate!
É a lembrança que fica.
Obrigado por tudo pai!
Foi muito bom sua dica.

Sr. João não morreu,
Apenas antecipou sua ida!
Deus sabe o que faz,
Por isso nos deu a vida.

Família Merequeta,
Recebam meus sentimentos!
Essa foi a forma,
 De querer amenizar a dor!
Sei da importância que tem,
Mais foi Deus Quem chamou!

Um grande abraço a todos,
Família Merequeta!
Saudades ficarão!
Guardem para sempre,
O amor ao Sr. João!
O músico tutoiense que reside em manaus também manifestou seu pesar aos familiais: do senhor Merequeta:
"O meu dia não será bom. Porquê nesse momento, olhando pra minha história ela vai de encontro com uma família quê conheci muito jovem através inicialmente dos filhos, Tadeu, Flávio e Socorrinha MEREQUETA. Na sequência, neném, Conceição, Rose e por ultimo a Rita. Lá no início quando conheci o Tadeu, o Flávio e a Socorrinha, conheci os patriarcas, ainda jovens, dona Rita e MEREQUETA, pessoas amigáveis onde eu até fiz algumas boquinhas de improviso junto com os amigos. Da minha parte nunca vi uma desconfiança pela minha presença na sua casa. Dessa forma fui bem recebido na casa dos meus amigos. O tempo passou crescemos e a nossa amizade presencial durou até eu sair de Tutóia no final da década de 80. Os hoje, anciãos tenho certeza que foram excelentes pais, pois deram o seu melhor para a formação dos seus filhos a prova está aí para o testemunho de todos. Falar dessa família é falar da história contemporânea de Tutóia. O MEREQUETA parte, mais deixa como legado uma história de honra e Respeito a família tradicional. Vai João MEREQUETA e descansa na paz do senhor pois seu dever neste plano foram cumpridos. De agora em diante, pra mim e pra todos que o conhecemos Fica a saudade na lembrança desse velho e bom amigo, pai de todos os meus amigos e conhecidos. Recebam meu abraço fraterno e creiam na paz celestial para confortá-los nesse dia da partida do seu pai pra glória eterna".
Eu particularmente, em nome da minha família também comungo com estas manifestações de solidariedade, pois embora sabendo que todos temos que um dia partir para a casa de nosso Pai Celestial, ficamos na terra sentindo a saudade daquele ente querido que tanto bem nos fez. Tenho certeza que o seu "Merequeta"´, por tudo que ele fez na terra foi recebido com glórias no céu e tem um lugarzinho especial ao lado de Deus. Descanse em Paz amigo!


4 comentários:

  1. A família Merequeta tem três membros na ACAL: Rita Maria, Maria do Perpétuo Socorro e Verônica. A todos meus sentimentos.

    ResponderExcluir
  2. E, na manhã de domingo faleceu em sua redidencua seu Manoel, pescafor, 91 anos. O corpo está sendo velado a R. Dr. Paulo Ramos,casa do Alberto Castro.

    ResponderExcluir
  3. Como sobrinho, vejo que a a tristeza que se instala na Família é imensa.Porém a certeza de que ele cumpriu, com esmero, sua missão aqui na terra alivia um pouco tamanha dor.Vá em Paz, Tio João.Que Deus o receba em sua Glória eterna!Leocadio Neto,de São Luis/MA

    ResponderExcluir