segunda-feira, 16 de abril de 2018

POSSE DE VALDECI CAVALCANTE NA ACADEMIA PARNAIBANA DE LETRAS

                    O  empresário e escritor Valdeci Cavalcante foi empossado na  última sexta-feira (13) membro da Academia Parnaibana de Letras -APAL ocupando a cadeira de n° 39  que tem como patrono  o seu genitor,  empresário, ex-vereador e ex-vice-prefeito de Parnaíba Gerardo Ponte Cavalcante.
                    A solenidade que aconteceu no Castelo de Eventos (antigo Castelo do Tó) foi dirigida  pelo presidente José Luiz de Carvalho que após a composição da mesa por acadêmicos e autoridades,  designou os acadêmicos Alcenor Candeira Filho, Roberto Cajubá de Brito e Antonio de Pádua Ribeiro dos Santos para conduzirem o recipiendário ao salão nobre da solenidade, após o que, cumprindo o  ritual acadêmico das solenidades de posse  o Secretário Geral, professore jornalista  Antonio Gallas Pimentel  leu o Termo de Posse, entregou o Diploma de membro da APAL e o presidente José Luiz de Carvalho fazendo a aposição do Manto Acadêmico a Valdeci Cavalcante o declarou empossado membro da Academia Parnaibana de Letras.
                      O discurso de recepção ao novo membro da Apal foi proferido pelo acadêmico  Elmar Carvalho que falou sobre as biografias de Valdeci  e de Gerardo Ponte Cavalcante que é o  patrono da cadeira. Além dos membros da Apal estiveram presentes ao evento  autoridades como o senador Ciro Nogueira, o deputado federal Paes Landim, o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira, o prefeito Mão Santa, o desembargador José James (TJ-PI),  membros de outras academias como o médico  cardiologista Dr. Jose Itamar Abreu Costa presidente da Academia de Medicina do Piauí, que inclusive prestou homenagem ao novo acadêmico dedicando-lhe alguns versos, e presente também o presidente da  ACALE - Academia de Letras e Artes de Campo Maior,   vereadores e pessoas gradas da sociedade parnaibana.
                     Por fim, falou o novo acadêmico destacando aspectos biográficos da vida do seu patrono dando ênfase à sua atuação política e comunitária sempre disposto a ajudar aquelas pessoas que o procuravam em busca de auxilio.
                     A solenidade terminou com o lançamento do livro "Oriente Médio" de autoria de Valdeci Cavalcante cuja apresentação foi feita por seu filho, o advogado Dênis Oliveira Cavalcante. A renda obtida pela venda dos livros foi destinada, por doação do autor a Academia Parnaibana de Letras.  Um lauto coquetel foi servido animado  por Felício e Banda com músicas especiais para todos os gostos.
                       A posse de Valdeci Cavalcante na Academia Parnaibana de Letras  revestiu-se de uma grande noite literária e social na cidade da Parnaíba.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário