segunda-feira, 30 de abril de 2018

FERNANDO FERRAZ TOMA POSSE EM IMPORTANTE ENTIDADE CULTURAL DO CEARÁ E LANÇA LIVRO SOBRE SEUS AVÓS


                    Em festiva e prestigiada solenidade  que aconteceu no Palácio da Luz - templo da cultura cearense -  em Fortaleza,  no último dia 27,   tomou posse  como membro da Academia de Cultura Cearense - ACECULT, o parnaibano Fernando Basto Ferraz.
                    A solenidade foi  presidida pela acadêmica Matusahila Santiago (fundadora e presidente Academia), contando ainda  com a presença do presidente de honra da entidade, acadêmico José Augusto Bezerra.
                    Fernando Basto Ferraz, natural de Parnaíba, filho dos empresários Telius Raimundo Memória Ferraz e Maria Couto Basto Ferraz (in memoriam), é  doutor em Direito e professor aposentado dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Direito da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. É membro  da Academia Parnaibana de Letras  - APAL - onde ocupa a cadeira de número 26 e tem como patrono o seu avô paterno Jornalista Raimundo Ferraz Filho um dos pioneiros do comércio e serviços gráficos em Parnaíba e fundador de entidades culturais importantes  como a Associação Parnaibana de Imprensa - API e outras que existiram em época passada.
                    O novel acadêmico foi conduzido ao auditório principal do Palácio da Luz (sede da Academia Cearense de Letras, no centro de Fortaleza), pelos acadêmicos Prof. Dr. Antonio Colaço Martins, Profª. Verónica Barbazán (cônsul da Espanha no Ceará) e Dr. Neuzemar Gomes de Moraes. Recebeu o colar acadêmico, símbolo da Academia, das mãos de sua mulher, a médica Cláudia Freitas de Ataíde e Ferraz; o diploma das mãos do Dr. Augusto Bezerra (Presidente de Honra), assinando o termo de posse junto à Vice-Presidente da Academia, Dra. Verónica Barbázan. O bóton acadêmico lhe foi entregue pelo acadêmico Udine Vasconcelos e a acadêmica Márcia Sucupira o cumprimentou em nome dos demais acadêmicos.
                     O secretário-geral e fundador  da Academia, José Luís Lira, foi quem fez a saudação ao neoacadêmico destacou  a unicidade das cidades de Guaraciaba do Norte (Ceará), Oeiras e Parnaíba (Piauí) naquela noite da capital cearense, Fortaleza, por meio das famílias do recém-empossado, Memória e Ferraz, destacando a trajetória do novo acadêmico e apresentando o livro “Alicerce: História de Edméa e Ferraz Filho”, sobre os avós de Fernando Basto Ferraz, autor e empossado.
                   Em seu discurso de posse, Ferraz demonstrou sua alegria em congregar-se àquela plêiade de imortais, teceu o panegírico de seu patrono, Pe. Assis Memória, seu tio-bisavô, tio e padrinho de sua avó Edméa Memória Ferraz. Leu um belo ensaio crítico-literário de Humberto de Campos sobre seu novo patrono e figura familiar importante em sua família.
                   José Augusto Bezerra, presidente de honra da Entidade, enalteceu as qualidades do novo Acadêmico Ferraz que conheceu quando era governador do Rotary Club Internacional e Ferraz presidia Club de Rotary em Parnaíba, destacando a festividade do momento em que “nova estrela começou a brilhar na constelação da cultura cearense”.
                    Ao final, a presidente se congratulou com o novo acadêmico, demonstrando seu contentamento em tê-lo na Academia Cearense de Cultura Seguindo-se enquanto o autor recém-empossado autografava seu livro “Alicerce: História de Edméa e Ferraz Filho”, foi servido coquetel por ele oferecido aos seus convidados que abrilhantaram a solenidade.

                    Das mensagens congratulatórias enviadas foram destacas ofício da Academia Parnaibana de Letras (APAL), assinado pelos acadêmicos José Luiz de Carvalho (Presidente) e Antonio Gallas Pimentel (secretário-geral) e telegrama do  presidente do Sistema Fecomércio do Estado do Piauí, Dr. Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante.


5 comentários:

  1. Acompanhando de longe (São Paulo) a jornada do meu primo/irmão Fernando. Ele merece a justa homenagem.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Fernando. Amigo de longas datas, sempre estudioso e competente. Muito sucesso na sua vida, e essa homenagem muito merecida. Felicidades.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por toda trajetória profissional de sucesso pelo ser humano justo e humilde que você é e a linda homenagem recebida.Um grande abraço e Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por toda trajetória profissional de sucesso pelo ser humano justo e humilde que você é e a linda homenagem recebida.Um grande abraço e Deus abençoe.

    ResponderExcluir