domingo, 22 de abril de 2018

CRONICA

 O VALOR DE UMA AMIZADE

Antonio Gallas Pimentel
            Como diz Milton Nascimento em sua composição Canção da América, Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves e dentro do coração”. Já o imortal escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, autor do clássico “Le Petit Prince” (O Pequeno Príncipe) afirma que Um amigo é fruto de uma escolha. É uma opção de amor... É um tesouro sem preço....”
            Nos dias de hoje, a correria pelo cumprimento das obrigações diárias às vezes nos priva do dever de visitarmos um amigo, de darmos uma atenção maior a quem muitas vezes necessita simplesmente de uma palavra, de um abraço... Apesar de que as verdadeiras amizades quais construímos permanecem, como na Canção da América “do lado esquerdo do corpo”.
            Há mais ou menos um mês recebi  uma demonstração de amizade que me deixou surpreso e feliz ao mesmo tempo. Era aproximadamente 21 horas de uma noite chuvosa quando alguém bateu à minha porta. Pensei tratar-se de mais um dos pedintes que costumeiramente batem, solicitando alimentos, e, sempre que possível, os atendo prazerosamente.
            Pelo celular acessei as imagens da câmara de segurança e vi que se tratava de uma pessoa que havia chegado em um automóvel estacionado à frente do portão da minha residência.
             Por ser noite, as imagens não aparecem tão nítidas  quanto as de durante o dia, não me foi possível identificar referida pessoa. E qual foi minha surpresa quando cheguei ao portão e deparei-me com a professora Teresinha Pimentel que viera entregar-me um convite para as comemorações do seu septuagésimo aniversário. E disse-me mais ainda: - escolhi à  ponta de dedos os amigos que quero que participem da minha festa. Você foi um deles!
            Fiquei deveras feliz com as palavras que me disse ao entregar-me o convite.
            Assim, embalado pela emoção do convite fui à comemoração dos seus setenta anos de vida que aconteceu no Momentos Buffet,  com direito a música, bebidas, salgadinhos e tudo mais,  no dia 07 deste corrente mês de abril.  
            Lá, no Momentos Buffet,  tive o prazer, a satisfação de encontrar e rever antigos amigos  professores que trabalhamos, juntamente com ela, Teresinha Pimentel na antiga Unidade Escolar Clóvis Salgado, infelizmente extinta para dar lugar  ao Complexo de Delegacias da Polícia  Civil em Parnaíba (onde já se viu se fechar uma escola para ser transformada em  repartição pública estadual quando   tantos imóveis ociosos na cidade?)
            Também reencontrei colegas do Banco do Brasil de São Bernardo, de Brejo, como a Conceição Azevedo, a Albetiza e outras pessoas amigas da família Pimentel oriundas de Santa Quitéria do Maranhão, terra natal da Teresinha.
            Durante o evento foram lidas várias manifestações de carinho, de amizade demonstradas à pessoa da aniversariante. Também num telão foram projetadas fotos e foi feito uma retrospectiva de sua vida profissional, inclusive onde iniciou sua carreira de professora, que foi na Ilha do Igoronhon pertencente ao município de Tutóia no Estado do Maranhão e que era uma das maiores exportadores de sal do nordeste.
            Teresinha Pimentel, nascida em Santa Quitéria no Maranhão, uma pessoa simples, humilde, talentosa, grande confeiteira, conquistou o carinho, a amizade e o respeito da população de Parnaíba.
            Parabéns Teresinha Pimentel. Que Deus a mantenha essa pessoa humilde talentosa e cheia de amigos! “A felicidade não é o tanto que você é feliz, mas sim o quanto você pode proporcionar para que os outros sejam felizes!”
           
 
           
           



Um comentário:

  1. Cronica muito bem escrita e Homenagem mais do que merecida, oportuna, justa!!!
    Parabéns a esses dois amigos e duplamente conterraneos tendo o Rio Parnaiba a nos unir mais ainda.

    ResponderExcluir