sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

POETA PARNAIBANO É ELEITO PARA O PEN CLUBE DO BRASIL

                    O poeta e escritor Diego Mendes Sousa teve seu nome aprovado em Assembleia Geral, por votação colegiada para o PEN Clube do Brasil.
                    Diego Mendes Sousa  com apenas 27  anos de idade  é o mais jovem escritor da história a fazer parte do PEN Clube do Brasil, sendo que,  juntamente com  escritor  Assis Brasil,  são os únicos escritores vivos nascidos em Parnaíba a integrarem  esta importante instituição literária.  No passado, outros parnaibanos também  fizeram parte do PEN Clube como Membros Titulares.  Foram Berilo Neves,   um dos sócios  fundadores,   e o jurista Evandro Lins e Silva.
                     A palavra PEN de origem inglesa é  a sigla de  Poets, Essayists and Novelists que significa   em português Poetas, Ensaístas e Romancistas (não é novelistas) sendo frequentemente usado International PEN ou PEN Club). Por ser um clube internacional que hoje se faz presente em 102 países foi fundado  pela escritora inglesa Catherine Amy Dawson Scott em 1921 . Sua sede no Brasil fica no  Rio de Janeiro e foi fundado em pelo Acadêmico Cláudio de Sousa, membro da Academia Brasileira de Letras  no ano de 1936. Todos os 40 membros da Academia Brasileira de Letras são integrantes do PEN Clube do Brasil.
                     Para a cidade da Parnaíba a participação de mais um dos seus filhos em uma instituição literária de alto valor  como esta,  não deixa de ser uma honra e orgulho para os parnaibanos. O jovem poeta e escritor Diego Mendes Sousa que tem parentesco, por parte de sua avó, com o poeta maranhense Ferreira Gullar será um dos concorrentes para o preenchimento da próxima cadeira da Academia Parnaibana de Letras - APAL deixada vaga com o falecimento da escritora Maria Luiza Mota de Menezes cujo edital para preenchimento da referida cadeira vaga será publicado brevemente.
                    Diego Mendes é casado com a ex- Secretária de Educação Altair Marinho.
                     O Blog congratula-se com o poeta e deseja-lhe muito sucesso nesta sua nova empreitada literária. Parabéns Diego.
 
                    

                    



                     
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário